A CCR MSVia alerta aos motoristas para revisarem seus veículos antes de pegarem a estrada nas férias de julho. É nesses períodos que muitos motoristas desacostumados ao tráfego de longa distância viajam pelas rodovias e, em muitos casos, acabam ficando pelo caminho por problemas decorrentes da falta de manutenção dos veículos.
Segundo o gestor de Interação com o Cliente da CCR MSVia, Keller Rodrigues, nos meses de férias escolares e nos feriados prolongados aumenta o número de atendimentos a panes elétricas e mecânicas feitos pelo Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU.
“Nesses períodos, o socorro mecânico a veículos em pane aumenta consideravelmente e a causa mais comum é a falta de manutenção dos veículos”, diz Rodrigues. “Por falta de uma cultura de prevenção, muitos usuários só percebem a importância dos cuidados com os veículos depois que aconteceu o problema”.
O engenheiro lembra que os casos de pane vão além do transtorno ao motorista, pois podem causar acidentes. “Um veículo que para de repente pode provocar um engavetamento ou uma colisão traseira”, destaca. “Cuidar do veículo preventivamente também é direção segura”.
Antes de viajar, a CCR MSVia recomenda verificar:
– as boas condições do motor;
– o funcionamento do pisca-pisca, das lanternas dianteiras e traseiras, regulagem dos faróis, condições das palhetas do limpador de para-brisa;
– os níveis do combustível e da água;
– o estado dos pneus e sua calibragem adequada;
– o estepe, triângulo, macaco e chave de roda e
– níveis do óleo do motor, do freio e da direção.
A CCR MSVia destaca, ainda, que a documentação do veículo precisa estar em dia e o motorista devidamente habilitado. Se houver crianças pequenas a bordo, deve-se usar a cadeirinha apropriada. Todos os ocupantes do veículo precisam usar o cinto de segurança ao longo de toda a viagem.
“Em caso de problemas, ligue para o SAU, que opera 24 horas por dia à disposição dos usuários da BR-163/MS e pode ser acionado pelo Disque CCR MSVia, que atende pelo 0800 648 0163, gratuitamente, inclusive ligações de telefones celulares”, diz Rodrigues. “O usuário também pode procurar auxílio em uma das nossas 17 Bases Operacionais localizadas em pontos estratégicos ao longo dos 845,4 quilômetros da rodovia”.