A forte tempestade de granizo que caiu nesta terça-feira (12/07) no Paraná quebrou uma das janelas de um avião comercial quando este sobrevoava São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, obrigando o piloto a realizar um pouso de emergência. Por precaução, o comandante e o copiloto decidiram desviar da rota já estabelecida e realizou uma aterrissagem forçada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião decolou do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em são José dos Pinhais, e tinha como destino o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Por causa do mau tempo, a aeronave apresentou forte turbulência e o rompimento de uma das janelas.
Informações preliminares, ainda não oficialmente confirmadas, revelam que alguns passageiros sofreram ferimentos leves, mas que todos foram medicados e liberados.
A janela que foi atingida fica localizada na cabine aonde ficam o piloto e o copiloto, mas ambos não se feriram.
Testemunhas disseram que algumas pessoas que estavam a bordo da aeronave sentiram-se mal e que elas precisaram ser medicadas.
A Infraero informou que apesar do mau tempo o Aeroporto Afonso Pena não foi fechado, tendo ele funcionando normalmente até as 23h05min (horário de Brasília), quando passou a operar por instrumentos. Os pousos e as decolagens ocorreram normalmente.
A aeronave danificada pela chuva de granizo pertence a Companhia Aérea Latam, antiga TAM.
Com informações das Agências Brasil e Estado