Jonas Bloch abre FLIB encenando as “insignificâncias” de Manoel de Barros

Ator e diretor Jonas Bloch – Foto: Divulgação

Ator e diretor Jonas Bloch – Foto: Divulgação

O ator Jonas Bloch ocupa o palco sozinho na peça “O Delírio da Palavra”, uma adaptação para o teatro da obra de Manoel de Barros. O poeta é o homenageado da 1ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) e a peça abre a programação do evento que será realizada de 8 a 11 de julho, totalmente gratuita.

Jonas Bloch tem grande ligação com Mato Grosso do Sul, tendo participado de diversos festivais no Estado e assim conheceu a obra de Manoel e conta que após ler todo seu trabalho se apaixonou pela forma de escrita e por suas coisas “desimportantes”, desta forma foi selecionando textos que considerou melhor se adaptar para o teatro e assim nasceu o “Delírio do Verbo”.

O espetáculo foi concebido no formato de monólogo, onde em cerca de uma hora a prioridade é a palavra do poeta.  “Manoel de Barros nos apresenta um novo olhar sobre o mundo ao abordar o encanto das pequenas coisas, sua magia. Ele descortina para nós um universo surpreendente numa generosa intervenção em nosso cotidiano, mecanizado pelos rituais da realidade urbana”, afirma Bloch.

Ator e diretor Jonas Bloch – Foto: Divulgação

Ator e diretor Jonas Bloch – Foto: Divulgação

A peça tem uma preparação primorosa, a ambientação cenográfica é toda inspirada no trabalho de Arthur Bispo do Rosário, artista visual considerado louco por alguns e gênio por outros, que ao final de sua vida conquistou reconhecimento internacional. Segundo Bloch, Bispo do Rosário assim como Manoel de Barros encontra beleza nas miudezas e nas coisas insignificantes.

A equipe técnica escolhida por Jonas Bloch, premiadíssima, tem a supervisão de Emilio de Mello, também ator que participa da novela “Sete Vidas”, figurinos de Cassio Brasil, música de Alexandre Negreiros e iluminação de Bruno Cerezoli.

Jonas Bloch – com mais de cinquenta anos de profissão, dividiu sua carreira entre a Televisão, o Teatro e o Cinema. Já atuou em 38 peças teatrais, 40 filmes, e em 47 produções para TV e é formado, também, em Artes Visuais. Além de ter trabalhado na Rede Globo, nos últimos anos fez parte do elenco fixo da Rede Record. Jonas desligou-se da emissora após a novela “Vitória” e volta agora ao Teatro, atividade que só podia exercer nos períodos de férias das gravações.

Ainda neste ano, o público poderá vê-lo nos filmes “Escaravelho do Diabo”, de Carlo Milani, “Maria da Penha”, de Marcos Schetmann, e “O outro lado do Paraíso”, de André Ristun.

“Delírio do Verbo” – será encenada no palco central, montado para receber os espetáculos da FLIB, na praça da Liberdade no centro de Bonito. O ator Jonas Bloch sobe ao palco às 21h na quarta-feira, 08, após a solenidade oficial de abertura da Feira Literária de Bonito.

A FLIB – A Feira Literária de Bonito terá sua primeira edição de 8 a 11 de julho, na Praça da Liberdade em Bonito. O evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Bonito, com a organização da Mandalla Produções e conta com a parceria da Fecomércio, Sesc, Livraria Leparole, Saraiva, União Brasileira de Escritores seccional de Mato Grosso do Sul, Gráfica e Editora Alvorada, Grupo Companhia das Letras, Life Editora e Gibiteca.

Fonte: Contexto Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo