A Polícia Militar da Bahia divulgou na tarde deste domingo (24/07), a informação de que policiais da corporação e militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a uma ocorrência de atentado no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, capital do Estado. Ainda não há informações sobre vítimas.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), foram enviados para o local equipes da Polícias Civil e Militar, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O local está isolado e cercado e policiais estão esvaziando o prédio. Testemunhas disseram que o suspeito está no 7º andar do Centro Universitário e que ele está armado e com explosivos.
As vias públicas de acesso ao Centro Universitário Jorge Amado foram fechadas e bloqueadas e o tráfego de veículos e pedestres está proibido. Apenas viaturas policiais e ambulâncias podem passar.
Informações preliminares revelam que no local estava sendo realizada a primeira fase das provas do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O exame foi suspenso e uma nova data para realização será marcada.
Informações extraoficiais mostram que uma estudante de Direito, ainda não identificada, estava dentro da sala 711 da instituição de ensino, quando um homem armado invadiu o local. Ainda não há informações a respeito da moça.
Testemunhas disseram que o suspeito teria entrado na sala por volta das 12h45min (horário de Brasília), com uma mochila, onde supostamente estaria escondido os explosivos.
Durante a prova do exame da OAB é possível levar livros, sendo comum candidatos levarem para a sala pastas e/ou mochilas.
Há relatos de que houve correria no local e que muitos candidatos desceram as escadas correndo. Algumas pessoas chegaram a passar mal e tiveram que ser atendidas pelos bombeiros e paramédicos do Samu.
O advogado da FGV, Elimar Melo, disse em entrevista que as provas na Bahia foram canceladas, mas que o exame da Ordem dos Advogados do Brasil continua sendo realizado normalmente nos demais Estados do país.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia emitiu um comunicado oficial a imprensa informando que policiais do Bope estão negociando a rendição do suspeito, que afirma ter uma bomba.
O clima no local é de tensão e pânico e as autoridades pedem a população não se aproximem da região. Prédios e residências próximas foram esvaziadas.
Leia a nota da SSP/BA na íntegra:
“O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) negocia rendição do homem que na tarde deste domingo (24), durante a realização da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, alegou portar uma bomba.
Ainda não há informações sobre a motivação das ameaças. O acusado está isolado em uma sala.
O caso também é acompanhado por equipes especializadas no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado no Centro de Operações e Inteligência.”
Com informações das Agências Brasil e Estado