A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (28/07), a informação de que policiais da corporação flagraram armazenamento irregular de lama asfáltica em uma empresa de transporte e pavimentação que fica localizada no município de Corumbá, a 415 km de distância de Campo Grande, capital do Estado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde desta quarta-feira (27/07), por volta das 15h15min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os policiais ambientais faziam a fiscalização na empresa quando avistaram 3.144 mil tambores de 200 litros cada com lama asfáltica. O proprietário da empresa não apresentou a Licença Ambiental para fazer o armazenamento do produto que é altamente perigoso e poluente.
Além disso, a empresa não tinha sinalização de risco e nem coletores de vazamento, caso ocorresse algum imprevisto. Os tambores estavam armazenados em local impróprio.
Segundo um dos policiais militares ambientais, que preferiu não se identificar, o vazamento da lama asfáltica poderia causar contaminação do solo.
Diante dos fatos, os policiais militares autuaram administrativamente a empresa e a multaram em R$ 117 mil. O dono, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi indiciado por crime ambiental.
Caso seja condenado pela Justiça, o proprietário da empresa poderá pegar uma pena que caria de 1 a 4 anos de prisão em regime fechado. Ele terá que um projeto de armazenamento do produtor seguindo as normas e leis vigentes.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS