O estado de Nevada, nos EUA, autorizou os dois primeiros caminhões autônomos do mundo a usar estradas públicas. O modelo da empresa Freightliner foi apelidado de Freightliner Inspiration Truck e possui um sistema de piloto automático chamado Highway Pilot. A tecnologia compreende um radar dianteiro, sensores inteligentes e uma câmera estéreo, mais os sistemas de assistência à condução, como o “Adaptive Cruise Control” (piloto automático adaptável).
Para obter licença para as estradas públicas de Nevada, a tecnologia foi aprimorada e testada na chamada “viagem maratona”. O Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 16 mil km em um circuito de teste de Papenburg, na Alemanha.
Como funciona o Highway Pilot
Logo que o Freightliner Inspiration Truck chega à estrada, o motorista pode acionar o Highway Pilot. O condutor recebe um aviso visual no painel de instrumentos para ativar o sistema. Assim, o caminhão muda para o modo autônomo e se adapta à velocidade do trânsito. O motorista recebe então, no painel, a mensagem “Highway Pilot ativado”.
De acordo com a empresa, o sistema utiliza uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções “lane-keeping” (manutenção na faixa de rolagem) e “collision-prevention” (prevenção de colisões). Ele regula a velocidade, aplica os freios e dirige. Essa combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar em uma ampla variedade de condições de condução – o caminhão automaticamente cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao veículo que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.
O sistema Highway Pilot não dá início às manobras de ultrapassagem de forma autônoma. Elas precisam ser executadas pelo motorista. O mesmo se aplica para sair da rodovia e mudar de pista. Através da interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre sua situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos cruciais do seu entorno, por exemplo, devido a obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para reassumir o comando. Além de um alerta visual no painel de instrumentos, há também um aviso sonoro.
A tecnologia funciona da seguinte forma: uma unidade de radar centralizada no para-choque dianteiro do Freightliner Inspiration Truck monitora a estrada no curto e no longo alcance. O sensor de longo alcance cobre cerca de 250 metros, com um ângulo de abertura de 18 graus e detecta os veículos em uma área longa e estreita. O sensor de curto alcance abrange cerca de 70 metros, com um ângulo de abertura de 130 graus e detecta os veículos em uma área mais larga à frente do caminhão.
A área à frente do caminhão também é monitorada por uma câmera estéreo montada acima do painel, no lado interno do parabrisa. Ela tem um alcance de cerca de 100 metros e os ângulos de abertura são de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. A câmera reconhece as marcações no chão e se comunica com a caixa de direção do Highway Pilot para manter o caminhão na pista de maneira autônoma.
Fonte: Auto Esporte