As concessionárias de telefonia móvel prestaram nesta tarde (16) esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços prestados em Mato Grosso do Sul, durante reunião realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A audiência acontece semestralmente em decorrência do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado após a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Telefonia.
A deputada Mara Caseiro (PSDB), que presidiu a CPI, a Superintendente do Procon-MS, Rosemeire Cecília da Costa, e a Gerente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no Estado, Vera Lúcia Sieburger, ouviram os representantes das operadoras Tim, Vivo, Oi e Claro.
Relatórios apresentados durante a reunião mostraram que as reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras aumentaram. A maioria delas está relacionada à falta de informação durante a pré-venda e a venda.
A superintendente do Procon alertou para a necessidade urgente de redução do número de reclamações, por meio de medidas como melhoria do sinal.
De acordo com dados apresentados pelo órgão, os três problemas mais recorrentes com as operadoras estão relacionados à cobrança indevida ou abusiva, dificuldades no acesso ao serviço ou resolução de demandas dos clientes.
A gerente da Anatel disse que as operadoras têm buscado investimentos no Estado. Para ela, houve acréscimo de estações e o atendimento vem sendo ofertado dentro do possível.
A deputada Mara Caseiro concorda que houve avanços, mas afirma que as operadoras de telefonia precisam incrementar ainda mais seus serviços, visando um atendimento à altura dos preços cobrados.
“Hoje ainda identificamos que os usuários têm procurado muito o Procon. Nesse sentido, pedimos instrumentos para diminuir as reclamações e melhorar o sinal no Estado. Entendo que tivemos avanços, mas precisamos avançar ainda mais. Observamos na reunião que ficou deficitária a informação dos investimentos já feitos pelas operadoras e quais ainda estão previstos para este ano”, pontuou a parlamentar.
A próxima reunião será em novembro e a expectativa é que as operadoras apresentem o relatório final para saber o que efetivamente melhorou e quais são os investimentos das quatro operadoras previstos em Mato Grosso do Sul.
Com informações da AL/MS