Os últimos dois anos foram os mais quentes da história do Brasil. O aquecimento no clima aqueceu também o mercado, com novidades como as paletas mexicanas, que viraram febre em meados de 2014. Porém a onda não sobreviveu às temperaturas mais baixas. Em onda semelhante vieram os churros gourmets, porém as variações de seu consumo fazem com que a iguaria seja opção durante o ano todo.
Um exemplo de que é possível começar um negócio durante uma febre de consumo e fazer com que perdure é a El Churrito. Criada em 2014 a rede é uma das precursoras dos famosos churros gourmets e se especializou em servir a sobremesa com diversos tipos de recheios e variações. São mais de 1.500 combinações para rechear o doce, além da versão integral, diet e salgada.
“Sempre estamos de olho no que o consumidor busca. Os churros já caíram no gosto dos brasileiros, o segredo é sempre trazer novidades, novas coberturas e formatos”, comenta Márcio Vicente, fundador da El Churrito
Mesmo após a febre de consumo do doce, a rede com pouco mais de um ano de franchising abriu 30 unidades e manteve a mesma média de faturamento em suas lojas. Para 2017 o plano de expansão prevê a abertura de mais 30 lojas, inclusive para outros estados.
A rede também se preocupa em oferece produtos diferenciados em datas comemorativas com a páscoa, onde são oferecidos ovos personalizados, feitos com churros e opções de recheio que o cliente escolher.
O verão também recebe atenção especial, com o PetitGachurro, um petitgateau de churros. Uma mini porção recheada do doce é servida com sorvete, cobertura e confeitos.
“Já bem aceita pelos nossos clientes, acreditamos que assim que as temperaturas subirem, também aumentará a demanda pelo Petit Gachurro. É como uma balança, a venda de um produto deve compensar a de outro em determinada época do ano” conta Márcio sobre como mantém o fluxo de vendas da rede.