Lideranças políticas e de segmentos econômicos de seis estados brasileiros e do Distrito Federal participaram, nesta sexta-feira (19), do Fórum de Governadores Brasil Central, realizado em Bonito, município de Mato Grosso do Sul. Entre os assuntos debatidos no evento, o maior destaque foi a criação do Mercado Comum do Brasil Central. Os chefes de estado foram recepcionados pelo governador Reinaldo Azambuja.
Para o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, que integrou o fórum representando os produtores rurais, o evento foi enriquecedor. “Cada estado tem suas demandas, algumas que se assemelham, outras distintas. Como o encontro acontece de forma periódica, a viabilização de projetos e iniciativas pensadas a partir das necessidades em comum é algo que tem sido discutido em reuniões anteriores e que tem se fortalecido. Dentre as pautas, está a criação do Mercado Comum do Brasil Central, assunto que está ligado ao setor rural”, afirmou.
Em Bonito, os governadores do Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Maranhão e o Distrito Federal aprovaram a criação da iniciativa unificadora que facilitará as negociações entre os Estados, sendo um instrumento que será normatizado nas próximas reuniões.
A quarta reunião do ano também deliberou a formalização da entrada do Estado do Maranhão e recebeu a apresentação da empresa China Railway Construction Corporation (CRCC), estatal chinesa especializada em construção de ferrovias e com negócios presentes em mais de 70 países. O representante do governo chinês mostrou a Proposta de Integração Ferroviária, demonstrando a intenção da estatal de fortalecer a parceria entre Brasil e China, contribuindo para o desenvolvimento do país sul-americano.
Além das lideranças citadas, participaram também do evento, o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; o presidente da Fiems – Federação da Indústria de MS, Sérgio Longen; e os governadores de Tocantins, Marcelo Miranda e de Rondônia, Confuccio Moura.