Neste mês o projeto Soja Plus voltou a percorrer as cidades de Mato Grosso do Sul. A iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) leva informação, capacitação e orientação normativa a produtores rurais gratuitamente com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul).
No Estado, 220 propriedades já aderiram ao programa desde sua criação, em 2013, e implantaram orientações ambientais e trabalhistas com apoio do projeto. Ontem (29), o programa passou pelo município de Nova Andradina. Cerca de 20 pessoas participaram da palestra de conhecimento do programa.
Vantagens
O Soja Plus oferece mecanismos para que o produtor desempenhe uma gestão rural eficiente, resultando em melhora na produção. Os efeitos positivos são alcançados graças às ações de assistência técnica, à distribuição de materiais informativos – como manuais, cartilhas e dvd’s – oferecidos gratuitamente pelo programa, além da ministração de palestras e realização de dias de campo.
Essas estratégias adequam as propriedades às normas ambientais e sociais que devem ser seguidas por uma empresa rural. De acordo com Raul Roa, analista do departamento de produção do Sistema Famasul, as propriedades que aderem ao programa recebem, regularmente, visitas de consultores técnicos do Soja Plus.
Nesses encontros, é realizado diagnóstico individual da fazenda e são apresentadas orientações ao produtor rural. “São capacitações, consultorias e distribuição de kits com itens de segurança que deverão ser implantados na propriedade, assim como materiais didáticos que servirão de guia ao produtor rural”, detalha o analista.
Com essa ajuda, o empreendedor rural conta com o respaldo necessário para que sua propriedade respeite as leis ambientais e trabalhistas vigentes.
O programa
O Soja Plus é um programa nacional gratuito de orientação especializada que permite que os proprietários rurais se adequem às legislações trabalhistas, inclusive em relação à segurança do trabalho. Ao realizar visitas técnicas e oferecer conhecimento especializado, o Soja Plus contribui para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais.
Em setembro, o Soja Plus será apresentado nas cidades de Antônio João, no dia 3, Dourados, no dia 13, e Maracaju, dia 14. Mais informações podem ser obtidas diretamente no sindicato rural dos municípios de Mato Grosso do Sul, ou pelo telefone (67) 3320-6944, no Sistema Famasul.
Confira a agenda de palestras sobre o programa em diferentes cidades do Estado:
– 30/08 às 8h – Anaurilândia
– 03/09 às 13h – Antônio João
– 13/09 às 18h – Dourados
– 14/09 às 18h – Maracaju
Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS