Forte temporal atinge o RJ e deixa ruas e avenidas alagadas

Foto: Daniel Ramalho/ABr – Cortesia

Foto: Daniel Ramalho/ABr – Cortesia

Um forte temporal atingiu na madrugada desta terça-feira (20/09) a cidade do Rio de Janeiro, causando alagamentos em ruas e avenidas e inundando casas e estabelecimentos comerciais. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e já seguiram para as regiões mais afetadas.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Rio de Janeiro, a Rua do Catete, na Zona Sul da cidade, foi totalmente alagada, tendo a via pública sido interditada nos dois sentidos. As vias públicas próximas a Praça Paris, no Bairro da Glória, também estão alagadas.

Passageiros estavam na Estação do Metrô que fica localizado nas imediações da Rua do Catete ficaram ‘ilhados’ e tiveram que ser resgatados pelos bombeiros.

Casas e estabelecimentos comerciais localizados no Bairro da Lapa e nas imediações da Avenida Rio Branco foram inundados. Bolsões se formaram na Rua da América, no Bairro Santo Cristo.

Já na Região Portuária foram registrados alagamentos em vias públicas, como a Avenida Francisco Bicalho e as ruas Camerino e Cidade de Limas. Elas encontram-se interditadas.

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro decretou estado de atenção em toda a cidade devido as condições climáticas. A medida durou cerca de 8 horas, com duração das 01h40min às 08h10min (horários de Brasília).

Já o Centro de Operação do Rio de Janeiro informou que às 07h35min (horário de Brasília) ainda havia acúmulo de água das chuvas nas seguintes vias públicas: Avenida Brasil, Avenida Francisco Bicalho, Rua Bela, Rua Campo de São Cristóvão, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio, Rua Pedro Américo, Rua do Catete e Praça Paris, esta última no Bairro da Glória.

Equipes estão ajudando os motoristas em vias públicas que estão interditadas. A orientação é para que os condutores não entrem em ruas e avenidas que se encontram alagadas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal não atingiu somente o Rio de Janeiro, tendo sido registrado chuva forte também em Niterói.

Dados do Inmet mostram que as chuvas chegaram acompanhadas de trovoadas, raios e trovões, além de fortes rajadas de vento. Muitos moradores ficaram assustados e em alguns bairros houve interrupção no fornecimento de energia elétrica.

As Prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói está recomendação aos moradores que permaneçam em casa e nos estabelecimentos onde trabalham e que caso precisem sair, evitem áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos de terra. A Defesa Civil do Rio de Janeiro está percorrendo áreas de risco, solicitando aos moradores que deixem suas casas.

A previsão do tempo para esta terça-feira (20/09) no Rio de Janeiro, segundo informações do Inmet, é de tempo nublado durante todo o dia, com possibilidade de chuvas de intensidade entre fraca a moderada, as quais poderão vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Uma frente fria encontra-se estacionada sobre o Rio de Janeiro e deve provocar queda brusca nas temperaturas do longo do dia. A mínima prevista para hoje é de 17º C e a máxima não deve ultrapassar os 26ºC.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil e do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo