A Primavera começa oficialmente em Mato Grosso do Sul às 10h21min (horário de MS) do dia 22 de setembro e deverá ser de altas temperaturas e de muita chuva, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê a ocorrência de trovoadas e raios ultravioletas (UV) intensos.
Segundo os dados do Inmet, os quais foram repassados à imprensa, o mês de outubro deverá registrar temperaturas em torno dos 38º C, mais altas do que as do Verão de 2016.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, a média histórica de chuva para o mês é de 30,6º C, sendo que a temperatura recorde em Mato Grosso do Sul foi registrada em 1988, quando a máxima atingiu os 19,5º C. Neste ano, porém, a máxima prevista para o mês é de 38º C.
O alerta do Inmet e do meteorologista Natálio Abrahão é para a intensidade dos raios UV, que terão uma incidência maior sobre a Terra, principalmente no meio da Estação de Primavera, quando haverá a mudança de fuso horário.
Médicos e especialistas recomendam a todos que evitem a exposição ao Sol das 10h às 16h, mas que caso seja necessário se expor, devido ao trabalho que exercem, que as pessoas usem filtro solar.
Com informações do Inmet