Depois de passar por Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Caxias do Sul, Itajaí, Santos e Manizales (Colômbia), “OS ANCESTRAIS”, montagem do Grupo Teatro Invertido, chega pela primeira vez à Campo Grande. O espetáculo, que tem texto e direção da premiada dramaturga Grace Passô, será apresentado nos dias 29 e 30 de setembro, quinta e sexta-feira, às 20 horas, no Armazém Cultural (Av. Calógeras, 3065 – Centro) e contará com audiodescrição, recurso voltado para a inclusão de pessoas com deficiência visual. A entrada é gratuita. Selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, Os Ancestrais circulou também nesta temporada por Brasília (DF), no mês de agosto. Além das apresentações, o grupo mineiro ministra o workshop gratuito “Ator Invertido” – inscrições abertas até 25 de setembro.
‘Os Ancestrais’ parte de uma situação fantástica para abordar temas como as contradições dos relacionamentos familiares e a noção de propriedade da terra no Brasil. “Sob a perspectiva da afetividade, o espetáculo trata de pessoas de uma mesma família que se transformam ao se defrontarem com uma situação limite; sob a perspectiva social, reflete o fato de que no Brasil ainda não há uma política justa no que diz respeito à propriedade da terra, o fato de que a noção desse direito é resultado da história de um país colonizado, invadido e, consequentemente, desigual”, afirma a diretora Grace Passô, um dos grandes nomes da dramaturgia contemporânea nacional.
A montagem, que estreou em 2013, chega com nova cara a Campo Grande. “Entendemos um espetáculo como uma obra aberta, sem nenhuma camisa de força. Três anos após sua estreia, e depois de uma circulação por várias cidades do país e passagem pela Colômbia, Os Ancestrais está amadurecido por esse processo constante de construção”, avalia Kelly Crifer, integrante do Grupo Teatro Invertido.
AUDIODESCRIÇÃO
As apresentações do espetáculo contarão com audiodescrição, recurso que busca ampliar o acesso pessoas com deficiência visual a produtos culturais e informativos. A narração extra, oferecida a esse público, é feita ao vivo acompanhando a dinâmica e os improvisos de cada encenação, sendo adicionada aos intervalos entre os diálogos, sonoplastias e trilhas relevantes, de modo a não sobrepor as informações sonoras que são fundamentais para construção do sentido da cena. “Por meio da audiodescrição, são apresentados detalhes visuais como figurinos, indicação de tempo e espaço, características físicas dos personagens, dentre outros, permitindo que os espectadores com cegueira ou baixa visão possam ter acesso a importantes informações para a compreensão da obra”, explica a pesquisadora da audiodescrição e doutora em linguística Flávia Mayer, que integra o SVOA, grupo de pesquisadores que atua profissionalmente na área de audiodescrição responsável pela narração de Os Ancestrais.
>> WORKSHOP “ATOR INVERTIDO”
Nos dias 29 e 30 de setembro, quinta e sexta-feira, das 9 às 13 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro), o Grupo Teatro Invertido oferece o workshop gratuito “Ator Invertido”. A oficina pretende estimular práticas de criação e experimentação sobre o corpo em movimento e sua relação com a gravidade – exploração dos desenhos do corpo no espaço e tempo (direções, planos, oposições, quedas e rolamentos) –, por meio de estudos práticos do corpo em deslocamento, estrutura em demolição, corpo cheio e vazio. Partindo de seu impulso criativo, os participantes serão provocados a refletir sobre procedimentos de composição da cena. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de setembro. Os interessados devem enviar uma carta de interesse e currículo resumido para contato@teatroinvertido.com.br.
Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016 e conta com patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização do Governo Federal e do Ministério da Cultura.
SOBRE | GRUPO TEATRO INVERTIDO
Fundado no ano de 2004, o Grupo Teatro Invertido é hoje um dos coletivos teatrais mais atuantes da capital mineira. Seu repertório inclui sete espetáculos – Nossa Pequena Mahagonny (2003), Lugar Cativo (2004), Medeiazonamorta (2006), Proibido Retornar (2009), Estado de Coma (2010), Os Ancestrais (2013) e Noturno (2015) – que, além de marcarem presença em festivais de teatro pelo país, já passaram por mais de 40 cidades de 12 estados brasileiros, além de Berlim, na Alemanha, e Manizales, na Colômbia. O grupo é idealizador do Teatro InCurso, projeto que proporciona instrumentalização artística e gerencial para grupos teatrais de municípios do interior de Minas Gerais.
INFORMAÇÕES
OS ANCESTRAIS | SINOPSE
“Os Ancestrais” parte de uma situação fantástica para abordar temas como os laços familiares e a noção de propriedade da terra no Brasil. Através do microcosmo do lar desfeito, da casa que ruiu, expandimos nosso olhar para a construção da identidade brasileira, de um país que traz em sua gênese a invasão, o desterro e a desigualdade.
SERVIÇO
Grupo Teatro Invertido apresenta “Os Ancestrais” em Campo Grande
Datas e horários: dias 29 e 30 de setembro, quinta e sexta-feira, às 20 horas
Local: Armazém Cultural (Museologia – Esplanada Ferroviária) Av. Calógeras, 3065 – Centro
A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Espetáculo com audiodescrição voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual.
Workshop “Ator Invertido”
Datas e horários: dias 29 e 30 de setembro, quinta e sexta-feira, das 9 às 13 horas
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro).
Atividade gratuita. Inscrições até 25 de setembro pelo e-mail contato@teatroinvertido.com.br (mediante envio de carta de interesse e currículo resumido)