Plantio da soja avança 10,8% em uma semana no estado, segundo a Aprosoja/MS

Até o momento, estima-se aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul. – Foto: Divulgação

Até o momento, estima-se aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul. – Foto: Divulgação

O plantio de soja da safra 2016/2017 atingiu 16,2% das lavouras do estado, de acordo com informações levantadas pelos técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Desde o primeiro levantamento realizado pelo Siga MS nesta safra a semeadura evoluiu aproximadamente 10,8% no estado, ou seja, cerca de 250 mil hectares foram plantados em uma semana. Esses números foram divulgados nesta segunda-feira (17) e constam na Circular Técnica n° 180.

Porcentagem por região

A região sul do estado é a mais avançada na semeadura da oleaginosa, com 25% da área plantada. Somente os municípios de Aral Moreira e Sete Quedas já plantaram em mais de 50% da área. As demais cidades desta região encontram-se com porcentagens inferiores.

Já nas regiões norte e centro, o processo de plantio é bem mais lento, com menos de 3% da área plantada: norte, com 2,7% e, centro, com 2%.

Isso se deve à escassez de chuvas nessas regiões, que tem levado produtores a adiar o início do plantio. De acordo com a Aprosoja/MS, foram plantados até então aproximadamente 374 mil hectares em Mato Grosso do Sul.

Estimativas

Até o momento, estima-se aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul, passando de 2,46 milhões de hectares na safra 2015/16, para 2,52 milhões de hectares. Além disso, também é projetado acréscimo de 2,4% na produção do grão, passando de 7,601 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,787 milhões de toneladas na safra 2016/2017. Já a produtividade deverá se manter estável, em 51,5 sc/ha.

As informações completas da Circular Técnica podem ser obtidas por meio de cadastro gratuito no link: http://www.sigaweb.org/ms/sistema/.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo