Circuito Aprosoja 2016 encerra calendário com 5 etapas em novembro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A edição 2016 do Circuito Aprosoja vai encerrar seu calendário passando por cinco municípios do estado em novembro. Focado na disseminação de conhecimento por meio de palestras com especialistas do agronegócio, o projeto da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) chega primeiro a Maracaju, no Sindicato Rural.

Nesta cidade, no próximo dia 8, participa da programação o engenheiro agrônomo Cilotér Borges. Pós-graduado em Economia e em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ele também tem pós-graduação em Administração Rural pela Universidade de São Paulo (USP). Em novembro, ele participa de duas etapas do Circuito Aprosoja para falar sobre sucessão familiar e gestão de propriedade: em Maracaju no dia 8, e em Caarapó no dia 23.

O também engenheiro agrônomo João Pedro Cuthi Dias também compartilhará conhecimento neste último mês do projeto. No dia 17 estará em Costa Rica, onde falará sobre mercado de grãos para a safra 2016/17. O evento acontece na fazenda Nova França, na região dos Baús. Cuthi Dias é consultor da região Centro-Oeste da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e diretor comercial da Agência de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (ADMS).

Ao lado dele estará Murilo Damé Paschoal, sócio-proprietário da empresa Safras & Cifras e consultor de empresas rurais familiares no Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul nas áreas de Organização de Negócios Familiares, Sucessão Familiar, Planejamento Tributário, Gestão Econômica e Financeira.

Gestão de recursos hídricos

Para falar sobre gestão de recursos hídricos na cidade de Naviraí, na cooperativa Copasul, no dia 22, o convidado é o engenheiro civil João Viegas, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente ele desenvolve projetos e cálculos de estruturas de concreto, é professor de Matemática e Estatística, Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul, no Rio Grande do Sul, e ainda realiza serviços de consultoria e assessoramento técnico na área de irrigação e drenagem.

Também em Caarapó, no Sindicato Rural no dia 23, estará o economista Flávio Roberto de França Junior, graduado pela Universidade Federal do Paraná. Com cursos de especialização em Mercados Futuros, Opções e Análise Técnica, atua há quase 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. Durante 25 anos foi analista sênior do Grupo Safras & Mercado na área de soja e oleaginosas, e diretor de conteúdo do mesmo grupo.

O último especialista a participar do Circuito Aprosoja 2016 é o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Economista, atuou no governo do ex-presidente José Sarney entre os anos de 1988 e 1990. Em Campo Grande ele palestrará sobre gestão da propriedade.

A capital de Mato Grosso do Sul é a 18ª cidade a receber o projeto em 2016, fechando o ciclo de palestras junto com o MS Agro, evento promovido na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) no dia 24 de novembro.

Inscrições

As inscrições são sempre gratuitas. Para participar de cada etapa do projeto, basta realizar inscrição pela internet por meio do link: http://www.sympla.com.br/AprosojaMS. Mais informações: aprosojams@aprosojams.org.br.

Serviço:

Maracaju – 8 de novembro

Local: Sindicato Rural de Maracaju, às 18h30

Informações: (67) 3320-6921

Costa Rica – 17 de novembro

Local: Fazenda Nova França, às 18h30

Informações: (67) 3320-6921

Naviraí – 22 de novembro 

Local: Cooperativa Copasul, às 18h30

Informações: (67) 3461-2195

Caarapó – 23 de novembro

Local: Sindicato Rural de Caarapó, às 18h30

Informações: (67) 3453-1362 e (67) 3453-1853

Campo Grande – 24 de novembro

Local: Famasul, às 08h30

Informações: (67) 3320-6921

Campo Grande será a 18ª cidade a receber o Circuito Aprosoja 2016, fechando o ciclo de palestras junto com o MS Agro.

Sobre a Aprosoja/MS – A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja, milho e outros grãos. Sua missão é viabilizar a sustentabilidade dos produtores do Estado, atendendo as demandas do mercado globalizado, oferecendo serviços de informação, qualificação, apoio e representação política da classe. A Aprosoja/MS faz parte do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), assim como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Funar (Fundação Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicatos Rurais. Com sede situada em Campo Grande, mantém canal de comunicação aberto com os produtores de todo o Estado.

Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa – Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo