A última semana de outubro foi marcada por conhecimento e tecnologia no município de Aquidauana. Entre os dias 25 e 29, foram realizados dois eventos importantes para o setor agropecuário: a XIII Semana Agronômica e o VIII Encontro Técnico Científico promovido pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ao todo, participaram 190 acadêmicos dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Técnico em Agropecuária.
Atendendo a demanda dos sindicatos rurais de Aquidauana e Anastácio, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ofereceu oito minicursos focados em temas agrícolas, de plantio e de combate a incêndios florestais. Na avaliação do supervisor regional, Rodrigo Santana, que ministrou uma palestra sobre as ações e programas desenvolvidos pela instituição, o encontro possibilitou que o público acadêmico tenha uma maior aproximação com as atividades rurais existentes no Estado. “A ideia é apresentar os futuros profissionais para o mundo do trabalho e na contrapartida, esclarecer os estudantes sobre as atividades desenvolvidas no campo”, relata.
O coordenador do evento, professor mestre Elói Panachuki, explicou que o objetivo de promover a parceria com o Senar/MS foi integrar os acadêmicos com o mercado de trabalho. “Acredito que é uma ótima oportunidade para nossos estudantes aprenderem e avaliarem a realidade prática do trabalho agrícola. É importante que eles compreendam as demandas da profissão e busquem se aperfeiçoar cada vez mais”, pontua.
Futuro do agro – Henrique Gimenes Gonçalves é natural de Ponta Porã e cursa o 4º ano de Agronomia na unidade da UEMS em Aquidauana. O jovem participou do curso de Manejo de Pastagens e opina sobre a importância do aprendizado prático na futura profissão. “Integro a equipe que coordena o evento, mas aproveitei para participar de uma das capacitações. Fiquei satisfeito em acompanhar as informações do instrutor e observar na prática como funcionavam os conceitos apresentados”, ressalta.
A colega de turma, Fabiola do Espírito Santo também é de outro município, Corumbá, e está no último ano de Agronomia. Ela comenta que já conhece a atuação da instituição e participou de cursos oferecidos no ambiente virtual. “Participo de um projeto de iniciação científica na universidade e já fiz o curso de NR 38 no sindicato de Anastácio. Estou sempre em busca de aprender mais sobre os temas da graduação por isso, concluí uma capacitação em ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta e me inscrevi em Agricultura de Precisão no EaD do Senar”, detalha.
Daniel Bezerra de Moura veio do interior de São Paulo para cursar agronomia na UEMS e destaca a participação dos acadêmicos no evento: “A expectativa dos alunos foi grande e o número de inscritos passou de 150 pessoas, sendo que a maioria estava interessado em ter contato prático nas opções oferecidas. Acredito que parcerias como esta devem ser estimuladas para que estudantes do setor possam terminar a graduação com mais experiência sobre a realidade do mercado de trabalho”, argumenta.
Avaliação institucional – O presidente do sindicato rural de Aquidauana, Frederico Borges Stella, revela que já foi professor da universidade e identificou a necessidade de contato prático dos estudantes. “É importante ouvir os anseios do meio acadêmico e apoiar instituições de ensino. Os cursos do Senar/MS são ferramentas essenciais para disseminarmos conhecimento e informação do setor rural. Hoje plantamos a semente que vai preparar futuras lideranças para atuarem no agronegócio regional e nacional”, observa.
Na avaliação do presidente do sindicato rural de Anastácio, Moezis José dos Santos, a parceria possibilitou também uma maior aproximação entre o setor produtivo e a sociedade. “Nosso objetivo é intermediar eventos como este, mostrando a importância do trabalho no campo e o papel do sindicato como interlocutor dos prestadores de serviço e os produtores e consumidores (população)”, finaliza.