No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em conscientização a esta data e a favor de unir forças para que esta campanha seja cada vez mais valorizada no mundo inteiro, que o modelo e Mister Brasil Matheus Gouveia, posou vestido todo de branco, para chamar a atenção e que todos tenham conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).
Esta data vem sendo vigorada desde o final dos anos 80, no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo inteiro.
“O preconceito e a discriminação são as maiores barreiras no combate à doença, e os estigmas são provocados principalmente pela falta de conhecimento, mitos e medos”, declara Matheus que tenta orientar e conscientizar as pessoas ao seu redor.
Em recente entrevista na mídia, segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu renovado compromisso global para o combate à doença, assim como um “espírito intransigente” para colocar fim à epidemia até 2030.
“Desde a emergência da AIDS, há 35 anos, a comunidade internacional pode olhar para trás com algum orgulho, mas ainda é preciso mirar adiante com determinação e comprometimento para alcançar nosso objetivo de acabar com a epidemia até 2030”, disse Ban em comunicado para a data.
O secretário-geral reconheceu os progressos da luta contra a doença: o acesso a medicamentos dobrou nos últimos cinco anos e agora chega a 18 milhões de pessoas. Desde 2010, o número de crianças infectadas pela transmissão de mãe para filho diminuiu à metade, enquanto pessoas com HIV vivem mais e a cada ano há menos mortes por doenças relacionadas à AIDS.