Campo Grande (MS) – A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Guia Lopes da Laguna promoveu na última semana, 1º de julho, a primeira reunião sócio-organizacional que contou com todos os produtores rurais do crédito fundiário Quero-Quero de Jardim.
Reorganização da Associação e levantamento das necessidades locais; qualidade de vida no campo; atuação da Agraer na comunidade; planejamento agronômico; Definição das áreas de produção; Análise de solo; Escolha da cultura com base nos indicadores econômicos do Agência; Plantio (maquinários, adubação, sementes e defensivos); comercialização dos produtos em Ceasa, Pnae e comércio local; Planejamento dos produtos de origem animal: leite bovino e caprino e apicultura.
As discussões dos temas contaram com a participação da classe acadêmica da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) polo de Jardim, onde alguns alunos do curso de geografia fizeram o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, sobre o diagnóstico socioeconômico e cultural da referida comunidade agrícola.
Iagro, Agência Fazendária, Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jardim e Associação de Apicultores também foram parceiros na realização do encontro. A reunião atendeu o pedido de fortalecimento da agricultura familiar local, feito pelo diretor-presidente do Agraer, Enelvo Felini, em visita a ao escritório da Instituição, no mês de maio deste ano.
Outros encontros deverão ser agendados com a comunidade agrícola. O intuito é com isso elaborar um relatório com todas as demandas da comunidade, que será encaminhado aos órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências em benefício dos produtores locais.