Uma jiboia de aproximadamente dois metros de comprimento foi encontrada e resgatada nesta quinta-feira (09/07) em uma área residencial em Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A cobra estava no alto de uma árvore, às margens da Estrada de Jacarepaguá e foi localizado por pessoas que passavam pelo local.
Uma equipe da Guarda Municipal Ambiental (GMA) foi acionada e fez a captura do animal, que estava assustada e estressada. Os guardas tiveram muito trabalho para conseguirem pegar o animal, que se mostrava bastante arisco.
Apesar da cobra não ser peçonhenta, ou seja, não ser venenosa, os guardas ambientais tiveram que tomar todo o cuidado para não se ferirem e, principalmente, para não machucar o animal. Também havia o risco para os moradores da região.
Após ser capturada, a jiboia foi levada a um Centro de Reabilitação, onde foi examinada por biólogos e veterinários. Posteriormente ela foi solta no Bosque da Barra.
A Patrulha Ambiental alerta a todos os moradores do Rio de Janeiro que caso avistem algum animal silvestre na área urbana da cidade que não façam o resgate, e que imediatamente acionem a Guarda Municipal Ambiental, através do telefone 1746, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que funciona 24 horas, ou então, o Corpo de Bombeiros.
Com informações da Agência Estado e da Assessoria de Comunicação da GMA/RJ