Campo Grande (MS) – Inicia hoje (10), a 11ª edição da Feira de Sementes Crioulas no município de Juti. Com foco na agricultura familiar, o evento será promovido até o próximo domingo (12), com o intuito de estimular o resgate da cultura camponesa de reproduzir a sementes nativas e crioulas, que não são modificadas geneticamente.
A abertura oficial está prevista para às 19h, desta sexta-feira (10). No segundo dia de evento, sábado (11), os trabalhos iniciam logo pela manhã com uma mesa redonda sobre comercialização de produtos da Agricultura Familiar: produtos agroecológicos e sementes crioulas. Participarão do debate o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, o delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Gerson Faccina e um representante da Conab. A mediação será feita por Milton Parron Padovan, da Embrapa Agropecuária Oeste.
No período da tarde, atividades seguem com apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas voltados para a produção de doces a partir de frutos do Cerrado, homeopatia no tratamento de animais, restauração ecológica, sustentabilidade em terras agroecológicas, produção de orquídeas, automação em pequenas propriedades, artesanato com fibras e aproveitamento de resíduos sólidos.
Nessa fase da programação, a Agência participa através das oficinas “Gerenciamento da propriedade rural da Agricultura Familiar” e “Práticas de enxertia e clonagem de plantas”, essa última ministrada pelos profissionais da Agraer de Ivinhema, Valdecir Sebastião da Silva e Teonília Pereira da Silva.
No último dia de feira, domingo (12), as atividades continuam com mais uma infinidade de cursos, como: Coleta, armazenamento e produção de mudas do Cerrado; Produção de insumos agroecológicos; Cuidado com a produção de peixes; Sistema de Irrigação de Baixo Custo; Sustentabilidade e a vida das mulheres e Produção de adubos orgânicos e substratos para mudas.
Situada a 311 km de Campo Grande, a cidade de Juti possui grande representatividade na agricultura familiar. Por três dias a cidade será palco de debates e capacitações que envolvem importantes entidades ligadas ao assunto, entre elas: Associação Sabores do Cerrado Assentamento Lagoa Grande – MS; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), APOMS, Instituto Cerrado Guarani; Projeto Biomas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A Feira de Sementes Crioulas é uma realização da UFGD em parceria com a Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Agraer, Comissão Pastoral da Terra, Comissão Pastoral da Terra, Embrapa Agropecuária Oeste e Instituto Cerrado Guarani.