Temporal atinge o Paraná e forma um mini ciclone na região

Temporal atinge o Noroeste do Paraná e danifica casas em vários municípios. - Foto: Divulgação

Temporal atinge o Noroeste do Paraná e danifica casas em vários municípios. – Foto: Divulgação

Uma forte tempestade atingiu no fim da tarde desta sexta-feira (10/07), por volta das 17h45min (horário de Brasília), a Região Noroeste do Paraná, causando chuva de granizo e formando um mini ciclone no município de Terra Rica. Os ventos chegaram a atingir os 55 km/h.

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tempestade pode ser classificada como ‘Supercélula’, quando um formato circular de nuvem, parecido com um ciclone, se forma, provocando uma rotação de ar dentro da nuvem, parecido com o formato de um funil.

Moradores do município de Terra Rica registraram a formação de um fenômeno parecido com um ciclone, que não chegou a causar danos na região – Foto: Deise de Alencar Fonseca/Arquivo Pessoal

Moradores do município de Terra Rica registraram a formação de um fenômeno parecido com um ciclone, que não chegou a causar danos na região – Foto: Deise de Alencar Fonseca/Arquivo Pessoal

O fenômeno, no entanto, durou apenas alguns minutos, e logo se dissipou totalmente, não causando grande danos. O susto, porém, foi imenso para vários moradores da região.

Segundo Carlos Alexandre, morador do município de Terra Rica, é a primeira vez que o fenômeno é avistado na região. Ele registrou em imagens (fotos e vídeos) a formação do mini ciclone, que começou na zona rural e se aproximou das residências. Posteriormente ele se dirigiu para outra cidade.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que o temporal que atingiu a região causou apenas pequenos danos, principalmente em residências, que tiveram seus telhados perfurados com os granizos que caíram sobre alguns municípios.

A estimativa é que o temporal tenha causado transtorno a cerca de 950 pessoas em 11 municípios do Estado. A cidade mais afetada foi Janianópolis, que teve 200 casas danificadas.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo