PMA autua fazendeiro por desmatamento ilegal em Santa Rita do Pardo (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste domingo (29/01), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Santa Rita do Pardo, a 400 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um desmatamento irregular sendo realizado em uma propriedade rural.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu neste sábado (28/01), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais militares ambientais faziam a fiscalização na zona rural de Santa Rita do Pardo quando avistaram em uma propriedade rural um desmatamento sendo realizado.

Os policiais ambientais e foram verificar o que estava ocorrendo e perceberam que foram desmatados 80 hectares de cerrado e cortados várias árvores de eucaliptos.

O dono da fazenda e os funcionários não apresentaram a documentação exigida para realizar o desmatamento e o corte de árvores, e disseram que não tinham autorização de um órgão ambiental competente para fazê-lo.

Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o fazendeiro e o multaram em R$ 24 mil. Além disso, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi indiciado por crime ambiental.

Caso venha a ser condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de prisão.

Toda a atividade no local foi suspensa por tempo indeterminado e a área embargada. Os tratores que estavam sendo usados no desmatamento e no corte das árvores foram apreendidos.

O fazendeiro foi notificado a apresentar a um órgão ambiental estadual, um Plano de Recuperação de Área Degrada (PRADE).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo