No primeiro semestre de 2017 acontecerão encontros de formação com as escolas públicas de Contagem (MG) e Bragança Paulista (SP) que participam do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil. O Programa visa o apoio a projetos que estimulam a vida ativa através do movimento.
Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são apoiados projetos de dez escolas públicas, sendo nove municipais e uma estadual. A edição do Programa Escola em Movimento em na cidade mineira começou em 2016 e terá seu encerramento em 2017.
Na segunda quinzena de março acontecerá o terceiro e último encontro de formação com os educadores das dez escolas envolvidas. O encontro final do Programa em Contagem está previsto para o mês de agosto.
Bragança Paulista – A edição do Programa Escola em Movimento em Bragança Paulista acontecerá entre 2017 e 2018. Serão 14 escolas públicas com apoio do Instituto Arcor Brasil. A assinatura dos convênios com as escolas acontece no dia 22 de fevereiro. O primeiro encontro de formação com os educadores será na segunda quinzena de abril e o segundo, em setembro.
O Programa Escola em Movimento é uma iniciativa corporativa do Grupo Arcor e contempla o apoio técnico e financeiro a projetos de escolas públicas, definidas em processo de escolha que abrange oficina de elaboração de projetos e análise técnica. O Programa já contabilizou o apoio a projetos de 120 escolas públicas, na Argentina, Brasil e Chile, somando 41 mil crianças e adolescentes beneficiados.
A primeira edição do Programa Escola em Movimento no Brasil, entre 2014 e 2015, viabilizou o apoio a projetos de escolas de sete municípios na região de Piracicaba, interior de São Paulo. A segunda edição, entre 2015 e 2016, representou o apoio a projetos de 16 escolas de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca, no interior de Pernambuco. Foram escolas que estiveram presentes no Encontro Final dessa edição, no dia 20 de outubro de 2016. A terceira e quarta edições acontecem em Contagem e Bragança Paulista, respectivamente.
Em Bragança Paulista serão beneficiados 4.400 crianças e adolescentes e mais de 1.000 adultos, somando alunos e educadores que participarão das oficinas de capacitação. Serão apoiados os projetos das escolas municipais: EM “Augusto Vasconcellos” – “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende…”; EM Rural “Profa. Therezinha de Lima Bellotto” – “CIRCO da THERA Apresenta: O espetáculo não pode parar!”; EM “Prof. Dr. Nelson Carrozzo” – “Corpo em movimento, através das brincadeiras”; EM “Profa. Nilza Faria” – “Estrelas do futuro”; EM “Dr. Jorge Tibiriçá” – “Jogos cooperativos como prática do movimento no cotidiano escolar”; EM “Prof. Orlando Pinto de Oliveira” – “MovimentAÇÃO”.
Outros projetos que serão apoiados entre 2017 e 2018 pelo Instituto Arcor Brasil: EM “Profa. Haidée Marçal Serbin” – “Não importa como, mas MEXA-SE”; EMR “João Rissardi Júnior” – “Pátio revitalizado, recreio animado”; EM “Profa. Jandyra Colombi Costa Valente” – “RECICLA-AÇÃO”; EM “Profa. Creusa G. de Azevedo” – “Recreio Monitorado – Brincadeiras com respeito, movimento e alegria”; EM “Antonio Dorival M. de Oliveira” – “Uma Corrida para o futuro, um Salto para a saúde”.
Três escolas estaduais terão projetos apoiados: EE “Marcos A. da Silva Guimarães”, projeto Dando vida e movimento a escola com a melhoria e otimização dos espaços esportivos”; EE “Profa. Mathilde Teixeira de Moraes”, projeto “Mathilde em MovimentAção”; e EE “Prof. Bruno Florenzano”, projeto “Palco dos Movimentos”.