O risco de contrair doenças como a febre amarela, dengue, zika e chikungunya, provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, começa a impactar nas prateleiras farmacêuticas. O receio da picada levou o consumidor ao comércio e estimulou o acréscimo de 7% na venda dos repelentes na primeira semana de fevereiro, em relação ao mesmo período do mês anterior. A expectativa da Rede São Bento é de que até o fim deste mês, as vendas do produto tripliquem, devido a época do ano e questões climáticas, favoráveis à proliferação do mosquito.
Foram registrados 2.091 repelentes comercializados em janeiro, volume que deve ultrapassar as 6 mil unidades em fevereiro nesta rede de farmácias. “Juntamente com a Associação Comercial de Campo Grande, vamos colaborar para esta ação preventiva e diminuir as estatísticas em Mato Grosso do Sul. Além de orientações, distribuiremos amostras dos produtos repelentes, e vamos minimizar os lucros com a comercialização, contribuindo com o acesso por um maior número de pessoas”, detalha a superintendente da Rede de Drogarias São Bento, Flávia Buainain, que neste sábado (11) participará da Liga Antimosquito, ação que impactará cerca de 500 pessoas em Campo Grande (MS), na esquina da Afonso Pena com a 14 de Julho, entre as 8h e 12h
Dados epidemiológicos
Segundo o Ministério da Saúde só o número de diagnosticados com a dengue em Mato Grosso do Sul subiu 43% em 2016, em relação ao ano anterior. E nos dois últimos anos a doença registrou 34 mortes no Estado.
A chikungunya passou de 18 registros em 2015 para 264 em 2016 nos municípios de Mato Grosso do Sul, com maiores incidências no mês março.
A zica também se fez presente no ano passado, com 1743 registros em pacientes sul-mato-grossenses.
Liga Antimosquito
A Liga Antimosquito é um projeto criado pelo Supermercado Comper, cedido à Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), que difunde a ação entre os mais de 6.300 associados, desenvolvendo ações preventivas. Entre os associados, a Drogaria São Bento, que apresentará neste sábado (11) ações de orientações à população, descontos nos produtos que possam evitar a picada do Aedes aegypti e, concomitante, oferecerá gratuitamente testes de glicemia e aferição de pressão. Além de atrativos para crianças, como a presença do mascote, Mosquitão.
“O período de chuvas, intercalado com calor intenso forma o ambiente ideal para a formação dos mosquitos. Por isso intensificamos as campanhas nesta época do ano. Todos devem fazer a tarefa de casa, optando pela prevenção, mas como já temos registros, toda cautela é pouca”, afirma Flávia, ao justificar a campanha.
Serviço
Liga Antimosquito, em Campo Grande, MS
Drogarias São Bento
Sábado, 11 de fevereiro, entre 8h e 12h.
Avenida Afonso Pena, esquina com a 14 de Julho.