A famosa queda de braço no mercado automotivo sempre foi um páreo duro para os empresários do setor, mesmo entre as marcas mais tradicionais no Brasil. Depois da invasão de marcas europeias e asiáticas, a briga ainda se tornou mais intensa, se agravando com a crise econômica que assola o país de norte a sul.
No mercado de carros hatches não foi diferente e vamos listar os carros que foram mais vendidos este ano somente em janeiro.
O hatch campeão disparado de vendas no começo de 2017 foi o Chevrolet Onix, com 13.900 carros emplacados no país. A segunda posição fica por conta da coreana Hyundai e seu representante HB20, com 7.362 unidades comercializadas. Com a terceira colocação ficou com o americano Ford Ka com 7.079 unidades vendidas no mês passado.
A quarta colocação ficou com a alemã VW, representada pelo modelo Gol, onde foram emplacadas 5.073 unidades. A quinta colocação ficou a com o Renault Sandero com 4.277 carros vendidos. O sexto lugar fica por conta do VW Fox com 3.593 carros emplacados e com o sétimo lugar fica com o Fiat Palio com 3.171 carros vendidos no país.
A oitava posição no ranking fica por conta do Fiat Mobi com 3.169 unidades emplacadas no total e o nono lugar ficou com o japonês Etios da Toyota com 3.018 unidades vendidas. A montadora alemã VW ocupa a décima posição com o UP em que foram vendidas 2.755 unidades.
Com décima primeira posição fica o Honda Fit com 2.271 carros vendidos e o décimo segundo lugar fica por conta do italiano Uno da Fiat com 2.044 carros emplacados. O décimo terceiro lugar fica por conta do Ford Fiesta com 1.422 modelos vendidos. A décima quarta posição ficou com o Nissan March com 1.339 unidades emplacadas e a décima quinta posição ficou com o alemão VW Golf em que foram emplacadas 463 veículos. O décimo sexto lugar ficou com o Cruze da montadora GM com 441 carros e o décimo sétimo lugar fica por conta do italiano Fiat Punto com 325 unidades comercializadas.
Lembrando que os carros hatches são ainda a preferência de muitas pessoas no Brasil, seja por praticidade na hora de estacionar ou por economia de combustível.