Com o desenvolvimento de Rio Verde na última década a população da cidade cresce a passos largos chegando a estimativa em 2016 a 19.515 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa soma da população, aumenta também a quantidade de lixo produzido por dia na cidade.
Com um caminhão identificado e coletores uniformizados, o trabalho está sendo realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras.
A usina de reciclagem que funciona no município de Rio Verde de MT-MS, está ajudando na preservação do meio ambiente e gerando renda para famílias da região.
Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Verde, (CATAVERDE), fizeram o primeiro carregamento do lixo já reciclado e enfardado.
A usina de reciclagem recebe toda quarta-feira, lixo seco recolhido na cidade.
No local, é feito o serviço de triagem, onde todo o lixo é separado antes de chegar ao seu próximo destino.
Após a separação manual, o lixo é enfardado e vendido.
Na instalação, chega todo tipo de material e é aí que a população precisa ajudar, pois ainda falta separar o lixo corretamente.
O maior problema ainda é a falta de conscientização da população que ainda não se atentou para o grande benefício que traz a coleta seletiva para o meio ambiente da cidade.
Contribua com o meio-ambiente, separando o seu lixo reciclável com o cuidado de embrulhar em um papel o vidro, podem ser reciclados: sacolas plásticas descartáveis, papéis, pilhas, baterias, isopor, eletrodomésticos, garrafas pet, caixinhas de leite, latas de alumínio e comidas em conserva.
A coleta seletiva não recebe materiais orgânicos como: restos de comida, papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, restos de plantas e animais mortos.