A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (03/03), a informação de que policiais da corporação encontraram em um dos bairros de Campo Grande, capital do Estado, um tamanduá passeando tranquilamente por uma das vias públicas. O animal silvestre foi levado para uma área de mata nativa.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi encontrado por moradores, na madrugada de hoje, por volta das 02h05min (horário de MS), passeando pelas ruas do Bairro Nova Lima.
Preocupados com o que poderia ocorrer com animal, pedestres acionaram a Polícia Militar, que enviou uma viatura para o local. Não sabendo com capturar o animal, os policiais militares decidiram escoltá-lo de volta a mata nativa existente na região, e atuaram como verdadeiros ‘campeiros’.
Segundo um dos policiais militares que atendeu a inusitada ocorrência, a preocupação maior foi com a integridade dos moradores, já que alguma criança poderia se ferir caso se aproximasse do tamanduá. O risco de atropelamento do animal também foi importante na decisão de levá-lo de volta a seu habitat.
Assim que chegou a mata nativa, próxima a um frigorífico, o tamanduá-bandeira desapareceu.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS