Comunidades de Bragança Paulista buscam fortalecimento com ações em rede

Comunidades de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, estão procurando o fortalecimento pela garantia de direitos, através de várias ações em rede, unindo escolas, organizações sociais, associações de moradores, centros de saúde e outras instituições. Esse conjunto de ações vem sendo implementado por meio dos projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede.

Os dois projetos são apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, como parte da segunda fase do Fundo Comunidade em Rede. O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos.

A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo.

Fala Comunidade em Ação –  O projeto Fala Comunidade em Ação dá continuidade ao projeto Fala Comunidade e é desenvolvido nos bairros rurais de Agudo e Estiva do Agudo. Entre outros benefícios, o projeto Fala Comunidade contribuiu para a inauguração do espaço comunitário “Eronaldo Rocha”.

No último dia 11 de fevereiro, moradores dos dois bairros rurais participaram do primeiro de uma série de dez encontros, planejados para consolidar a ação em rede no Agudo e Estiva do Agudo. Coordenados pelo consultor Roniel Lopes, os encontros têm o propósito de ouvir as demandas e ideias dos moradores e de construir iniciativas comuns, fundamentadas no consenso e na ampla participação das comunidades.

Bragança Articulada em Rede – Convidar as mulheres do bairro Cidade Jardim, para que participem das oficinas de artesanato inseridas na programação da Estratégia de Saúde da Família. Este foi o objetivo de uma reunião realizada no início de fevereiro, no espaço conhecido como “casinha de madeira”, como parte das atividades do projeto Bragança Articulada em Rede.

A intenção é que a comunidade do bairro Cidade Jardim busque soluções criativas no cuidado com a saúde, através de oficinas de artesanato e geração de renda, incidindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores. A reunião teve a participação da responsável pela unidade de saúde do bairro e de agentes comunitárias, além de muitas moradoras.

O projeto Bragança Articulada em Rede é o sucessor do projeto Teia, apoiado na primeira fase do Fundo Comunidade em Rede pelo Instituto Arcor Brasil. Com abrangência nos bairros Cidade Jardim, Águas Claras e Santa Libânia, o projeto Bragança Articulada em Rede planeja o fortalecimento da ação comunitária e a potencialização do impacto político de iniciativas comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo