Campo Grande (MS) – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) instaurou inquérito civil para apurar as causas de acidente que vitimou um operário em obra do colégio Nota Dez, no último dia 21 de fevereiro. A unidade de ensino está localizada na capital do estado, Campo Grande.
Segundo testemunhas, o trabalhador teria caído de uma altura aproximada de 11 metros. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. Os socorristas tentaram reanimar a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos.
Outro operário fraturou um dos pés na queda. Os dois homens trabalhavam na instalação de estruturas metálicas, chamadas de terças, na obra de ampliação da escola. Eles teriam pisado em um telhado de amianto, ao lado da construção, que quebrou.
“Diante dos fatos noticiados, imperiosa se torna a imediata intervenção do Ministério Público do Trabalho”, argumentou o procurador Cícero Rufino Pereira.
Entre as medidas a serem analisadas pelo MPT-MS, estão a obrigatoriedade de análise de risco antes de iniciar a obra de construção civil; de capacitação para trabalho em altura; de aptidão médica para trabalho em altura; e de equipamentos apropriados para trabalho no telhado.
A empresa terá 20 dias para se manifestar sobre o acidente, a contar da notificação.
Fonte: MPT/MS