Durante a apresentação oficial da Volkswagen no Salão de Genebra, dia 07 de março, a montadora alemã fez um grande anúncio e pegou muita gente de surpresa: a marca está preparando uma grande novidade para o mercado brasileiro. O mais novo sedan da marca alemã que irá integrar o mercado brasileiro se chamará Virtus. A apresentação foi feita por Herbert Diess, presidente do conselho de administração da Volkswagen. O que ficou evidente é que o Virtus não deverá ser uma adaptação de um sedan já disponível em outro mercado e sim algo totalmente novo.
Muito pouco foi divulgado sobre esta grande novidade da marca alemã para o mercado brasileiro. Por isso, já começam as especulações em relação ao lançamento aqui destacado. As poucas imagens oficiais divulgadas mostram que o automóvel deverá ser construído com a mesma plataforma do Golf, conhecida como MQB. A diferença é que o Virtus deve apresentar uma versão mais encurtada dessa plataforma, também conhecida como MQB A1 e que fará parte do Polo europeu e brasileiro.
Detalhes em relação à motorização que irá compor o Volkswagen Virtus ou até mesmo sobre preços quando comparados com aqueles que já são vendidos no Brasil, não foram divulgados pela empresa alemã. Porém, sabe-se que a Volkswagen tem um projeto bastante antigo que visa desenvolver um sedan para colocá-lo no mercado numa faixa de preço entre o Voyage e o Jetta atuais.
Segundo destaca Herman Heiss, diretor-geral de carros da Volkswagen, esse é o primeiro projeto da plataforma MBQ direito ao Brasil. O principal objetivo é voltar a ganhar força no mercado brasileiro, haja vista a busca por sedans estar crescendo cada vez mais.
Vale ressaltar que a MQB, atual plataforma do Golf, é uma das grandes apostas da Volkswagen. Saiba que a mesma dará origem a, no mínimo, outros dois automóveis. O principal destaque ficará com o novo Gol, haja vista que o mesmo deverá passar por mudança no tamanho em sua próxima geração.
Além disso, a montadora alemã também deve desenvolver uma picape com base na plataforma MQB. O principal objetivo, neste caso, é competir diretamente com as boas vendas registradas pela Fiat Toro. Além disso, pelo menos um SUV também deve cegar ao mercado brasileiro com base nesta plataforma.