Campo Grande (MS) – Com o intuito de mobilizar a participação de novos produtores na feira livre de Batayporã e oferecer um melhor atendimento aos consumidores, foi promovida uma reunião entre agricultores familiares e servidores da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Prefeitura.
“Para a reorganização da feira, a Prefeitura conta com a parceria da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que ficará responsável pela orientação técnica dos produtores para a produção de alimentos com mais qualidade”, explicou o coordenador regional de Nova Andradina da Agraer, Sandro Polloni.
Um dos propósitos da ação é melhorar a feira livre com mais participação de produtores e com isso poder ofertar uma variedade maior de produtos. O ponto de partida para a expansão é a reorganização.
Nesse contexto, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, e entidades parceiras, Agraer e Iagro, promoveu na última semana uma reunião com os feirantes para iniciar as o processo de reestruturação.
No encontro, foi oficializada uma Comissão Representativa, que vai servir como porta-voz dos produtores. Os membros também ficam responsáveis por iniciar o processo de instituição da Associação de Feirantes.
Também foi dada a garantia de ajustamento de alguns problemas de infraestrutura, como a padronização de todas as barracas e ampliação do espaço. “Aos sábados, parte da Avenida Brasil ficará interditada, entre a Avenida Antônia Espinosa Mustafá e Rua Ataliba Ramos, do período das 6h às 12h30, como forma de proporcionar uma melhor circulação para consumidores e disposição otimizada das barracas”, explicou o coordenador Municipal de Agricultura, Jorge Rodrigues.
Visando melhorar a qualidade e higiene dos produtos, ficou definido, ainda, que os fiscais da Vigilância Sanitária estarão realizando um trabalho de conscientização sobre a comercialização correta dos produtos. Na oportunidade, os feirantes receberam informações sobre defesa sanitária através de uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo da Iagro, Adalberto Fiorucci.
Quanto à cobrança de taxa para participação na feira, os produtores da agricultura familiar ficarão isentos, exceto vendedores ambulantes, que deverão dirigir-se ao setor da Tributação da Prefeitura levando todos os documentos necessários para solicitação de pedido de autorização e recolhimento de taxa.
A reunião teve a participação do coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni e do coordenador técnico municipal, Cícero Vieira Brais; dos vereadores Cacildo Paião, Danilo Enz e Denise Pesqueira.