Única em seu segmento, a Franquia de Precatórios trabalha a compra de precatórios federais. Com apenas 2% destes títulos sendo comercializados, a demora do governo em pagar as dívidas criou um mercado ascendente e ainda pouco explorado. No primeiro trimestre de 2017 a rede cresceu 28%, atingindo a marca de 44 unidades.
“De forma geral, o governo demora muito para pagar suas dívidas, e em tempo de crise econômica, as pessoas estão buscando acesso a todos os recursos que possuem. Oferecemos segurança na transação e preço justo”, comenta Marcos Rozzato, sócio diretor da Franquia de Precatórios, a respeito do negócio que compra esses títulos dos detentores originais, por algum deságio.
Além do ineditismo, o baixo valor de investimento também justifica o crescimento do negócio. No modelo home based, com R$ 6mil é possível aderir à rede. “O franqueado não desembolsa o valor para compra dos precatórios, ele apenas intermedia e negocia com o detentor. Nós buscamos um comprador para o título e o franqueado fica com 5% do valor líquido da negociação”, explica Marcos.
O interessado em entrar no negócio não precisa ter conhecimento jurídico, toda a auditoria é feita pela franqueadora. Em 2016 a rede movimentou R$10 milhões, a meta para 2017 é crescer este número em 20%. A comercialização de precatórios está em crescimento constante, anualmente são expedidos 80 mil novos precatórios.
Sobre a Franquia de Precatórios
Criada no primeiro trimestre de 2016, a Franquia de Precatórios tem sede em São Paulo (SP). O negócio tem como base a equipe composta pelos profissionais e especialistas da Sociedade São Paulo de Investimentos.
Sua lógica de mercado consiste na negociação e compra de precatórios a valores competitivos e passíveis de investimentos futuros.
Ficha técnica
Capital Inicial: R$ 6.000,00
Capital de giro: R$ 1.000,00
Taxa de franquia: R$ 5.000,00
Tipo de negócio: Franquia de compra de precatório federal
Ano de fundação: 2002
Ano de fundação do franchising: 2015
Número de unidades próprias: 1
Número de unidades totais (em operação + contratos fechados): 44
Royalties: 6 parcelas quadrimestrais de R$1 mil mais 5% sobre o faturamento mensal.
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento mensal
Faturamento médio da unidade: R$ 15 mil ao mês
Rentabilidade média da unidade: 35%
Prazo médio para retorno: 6 meses