As informações levantadas nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul pelos técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) durante a primeira semana de maior apontam que, até o momento, o desenvolvimento do milho 2ª safra 2016/2017 está altamente satisfatório no Estado.
Dados foram divulgados nesta semana pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e estão disponíveis na íntegra por meio de cadastro no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb.
Com base nessas informações, confira a atual situação das lavouras de MS por região até o dia 05 de maio:
Região norte
Municípios: Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica
Situação geral das lavouras: no que se refere às pragas, apesar de controladas, a cigarrinha-do-milho está dando trabalho aos produtores. Preocupação também para os ataques de porcos do mato principalmente em áreas de Costa Rica e Chapadão do Sul. As chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura, apesar da inexistência de precipitações na última semana.
Região centro- norte
Bandeirantes, Camapuã, Jaraguari e São Gabriel do Oeste
Situação geral das lavouras: devido às boas condições climáticas desde o início da safra, as lavouras encontram-se bem nutridas, pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e são estimadas boas produtividades.
Região Centro
Municípios: Campo Grande, Rio Brilhante, Sidrolândia e Terenos
Situação geral das lavouras: no que se refere às plantas daninhas, apesar de controladas, a maior pressão continua sendo o capim amargoso. A Lagarta do Cartucho ocorre com maior incidência em áreas com milho convencional, porém ainda não há relatos de perdas. As chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.
Região sudoeste
Municípios: Itaporã e Maracaju
Situação geral das lavouras: no que se refere às pragas, principalmente lagartas, apesar de controladas, em alguns locais estão sendo necessárias até 4 aplicações de defensivos. As chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura, porém em algumas propriedades de Maracaju já há relatos de estiagem.
Região sudeste
Municípios: Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina e Taquarussu
Situação geral das lavouras: as pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e as chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.
Região sul
Municípios: Douradina, Dourados, Fátima do Sul e Vicentina
Situação geral das lavouras: as pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e as chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.
Região sul-fronteira
Municípios: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã
Situação geral das lavouras: as pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e as chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.
Estimativa de de produção
Para o milho 2ª safra 2016/2017, a estimativa da Aprosoja/MS é que o Estado tenha área plantada de 1,800 milhão de hectares, sendo a projeção de volume de produção de 9,180 milhões de toneladas. Com isso, espera-se alcançar produtividade média de 85 sc/ha.
O número estimado de produtividade é 45,5% superior ao efetivamente alcançado na 2ª safra do ano passado, quando houve quebra na produção de milho devido a questões climáticas. Em 2016, a produtividade média do Estado foi de 58,4 sc/ha.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS