Presidente do Sindicato Rural de Dourados fez abertura oficial da 53ª Expoagro neste sábado

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, abriu oficialmente na manhã deste sábado (13) a 53ª edição da Expoagro, considerada a maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Sindicato Rural, no interior do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e reuniu autoridades nacionais, estaduais e municipais, representantes de entidades e produtores rurais de todo o Estado.

Para Damália, o sucesso da Exposição demonstra que a produção agropecuária na região já está consolidada. Porém, o presidente alegou que o setor sofre ainda com problemas como invasão de terras e a falta de atenção do poder público para demandas cruciais do setor produtivo. “Mesmo com sua contribuição na economia nacional, garantindo superávits, o agronegócio tem sido alvo de ataques irresponsáveis ao direito da propriedade, fora as altas tributações que chegam a inviabilizar muitos negócios”, disse.

Damália citou ainda sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de retorno da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e a crise vivida com a operação Carne Fraca, que “maculou toda a cadeia produtiva brasileira e trouxe prejuízos incalculáveis”, afirmou. Sobre a exposição, Damália ressaltou as inovações desta edição como, por exemplo, a ampliação do circuito de palestras com difusão de conhecimento e tecnologia para o produtor rural.

Foto: Divulgação

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, agradeceu o apoio da Bancada Federal do Estado na defesa dos interesses dos produtores rurais. “Para que possamos evoluir, precisamos do diálogo, de comunicação. A Famasul foi uma das poucas federações no Brasil que patrocinou uma ação contra a forma de cobrança do Funrural, porque defendemos a isonomia de recolhimento, não apenas por entender que devemos pagar menos, mas pagar de forma justa”.

Saito lembrou da evolução da capacidade produtiva que supera 200% de 1991 até agora e a possibilidade, neste ano, de ultrapassar 17,5 milhões de toneladas somente na produção de soja e milho e temos hoje a marca de 800 mil toneladas de carne bovina, 400 mil de aves e acima de 140 mil toneladas de carne suína. “Elevamos nossa capacidade produtiva e seguramos a economia nacional”, declarou.

A vice-governadora do Estado, Rose Modesto, apontou que os bons resultados do setor se devem ao diálogo positivo entre governo e instituições do agronegócio. “Temos um governo sensível às demandas do setor e que tem solicitado, de forma incansável, o olhar da presidência da República para tantas questões que impactam o agronegócio”. A prefeita da cidade de Dourados, Délia Razuk, enalteceu o papel do Sindicato Rural de Dourados e seu trabalho para o desenvolvimento do setor e a importância da união para que o crescimento do Estado. “Todos temos que trabalhar juntos para continuar crescendo”, falou Délia.

Foto: Divulgação

Com foco na difusão da agricultura e pecuária, a 53ª Expoagro segue até o dia 21 de maio com ampla programação que inclui eventos técnicos, leilões, julgamentos de raças e shows musicais. A área expositora conta com 80 empresas com apresentação de maquinários e novidades em tecnologia em uma área de 42 hectares.

Sobre a Expoagro

A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UFGD, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo