A Sicredi Centro-Sul MS em parceria com o Sindicato Rural de Dourados trouxe para 53ª Expoagro uma palestra com o economista e consultor financeiro de investimentos Ricardo Amorim. O evento foi realizado na última quarta-feira, dia 17, no Tatersal do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e fez parte das programações de palestras da Feira de Agronegócios em Dourados.
O evento reuniu cerca de 600 pessoas, entre empresários da região, produtores rurais, profissionais da área e associados da Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS. Durante a palestra, com o tema: “Agronegócio: Motor do Brasil”, Amorim apresentou a atual conjuntura da economia no país, o posicionamento no mercado mundial, as perspectivas para o agronegócio brasileiro, a importância na economia nacional e as expectativas e anseios para os próximos anos.
O economista expôs que o Brasil está em um processo de retomada da economia e a tendência aponta para a volta do crescimento nos próximos anos. “A história nos mostra que as oscilações na economia e as crises são cíclicas e ocorrem por um período indeterminado. Só que são as crises que geram as mudanças e nos ensinam, deixando-nos ainda mais fortes”, afirmou o palestrante.
Segundo Amorim, o Brasil deve aproveitar a crise para criar oportunidades. “A economia brasileira irá melhorar nos próximos anos, mas não será fácil. É preciso muito esforço e empenho para transformar os movimentos de mercado em ganhos. Inovação e criatividade serão essenciais para se destacar no mercado”.
Para o setor do agronegócio, o palestrante pontuou que as expectativas são melhores do que o setor acredita. “O mercado internacional irá demandar cada vez mais os commodities brasileiros, aumentando o ganho de mercado e as exportações brasileiras. Os produtores podem esperar boas safras com preços favoráveis”, finalizou o economista.
Com foco no desenvolvimento da comunidade e de seus associados, segundo o Presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, que o Sicredi trouxe a palestra com Ricardo Amorim para Dourados. “Um dos princípios do cooperativismo é promover a educação, formação e informação da comunidade em que a cooperativa está inserida, contribuindo para o crescimento das pessoas e da região”, afirmou o presidente.
Palestrante
Ricardo Amorim é economista, formado pela USP, e pós-graduado em administração e finanças internacionais pela Essec de Paris. Atuando no mercado financeiro desde 1992, trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos. Único brasileiro na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do site inglês speakers corner. É palestrante em eventos fechados de empresas, congressos, feiras de negócios e universidades, como Harvard e Columbia.
Ricardo Amorim é um dos debatedores do programa Manhattan Connection do Globo News desde 2003. É colunista da revista IstoÉ e apresentou a coluna de economia e negócios na Rádio Eldorado. É também presidente da Ricam Consultoria, prestadora de serviços na área de negócios e economia global.