A leitura é um hábito indispensável para o alcance de uma boa escrita. Ler muito sobre todas as coisas são princípios propostos por professores para o ensino das diferentes disciplinas escolares, em especial a de Língua Portuguesa. E é justamente disso que tratará a oficina com o tema “Ler para estudar e ler para escrever”, integrante do ciclo de oficinas pedagógicas do 14º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), na capital paulista.
A proposta é desenvolver habilidades de localizar, selecionar, interpretar e usar informações essenciais para uma aprendizagem significativa e autônoma, ressaltando a leitura como recurso essencial para que isso ocorra. Neste processo, a investigação e o desenvolvimento das diversas linguagens como meio de expressão, interação e comunicação com o mundo serão ferramentas didáticas para todas as disciplinas. Ainda será abordada a busca constante por novos conhecimentos aliada à pesquisa.
Sobre o congresso
Sob o tema “Pesquisa — Caminho para a aprendizagem significativa: uma visão além do intelecto”, ocorrerá, nos dias 29, 30 e 31 de julho, em São Paulo/SP, o 14º Congresso Internacional de Educação da LBV.
O evento, criado pelo diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, tem como objetivo promover palestras e oficinas pedagógicas que colaborem para a formação continuada de docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados, visando a um ensino que alie à qualidade pedagógica a Espiritualidade Ecumênica, isto é, valores como Fraternidade, Amor e Solidariedade em busca de um mundo melhor.
Para conferir a programação completa e todas as oficinas, acesse: www.lbv.org/congresso-de-educacao ou ligue: (11) 3225-4590.