Com chamada para às 7 horas para avaliar as condições do mar, o Circuito Medina/ASM de Surf 2017, apresentado por Armarinhos Fernando, começa neste sábado (27) nas ondas em frente ao Instituto Gabriel Medina (IGM), na Praia de Maresias, em São Sebastião. Serão 104 surfistas, divididos em cinco categorias, tendo como grande objetivo as vagas para a turma de 2018 no Instituto.
O evento terá transmissão ao vivo pela internet, pelo link www.fpsurf.com.br/eventos/17/asm/asm01/aovivo4.php, com imagens das ondas, som da locução e notas dos juízes, que estarão posicionados no palanque fixo do IGM. Nesta sexta-feira, o mar não ajudou muito, mas foram realizadas as triagens em três categorias para o evento principal.
Na sub13 feminina, Giovana Donato e Mayara Zampieri se garantiram na disputa deste sábado. Na sub11 masculina, estarão no evento principal Anuar Chiah e Takeshi Oyama, enquanto que na sub15 garantiram as vagas os surfistas Heitor Muller, Wallace Vasco, Kailani Rennó e Léo Casal.
No total, o Circuito terá três etapas, todas marcadas em frente ao IGM. O segundo encontro está marcado para os dias 1º e 2 de julho e a final nos dias 18 e 19 de novembro. Os campeões e vices de cada ranking serão convidados a reforçar o time do IGM.
Atualmente, o Instituto Gabriel Medina atende 38 atletas, com limite de 16 anos de idade. O objetivo é formar novos valores para a carreira profissional, com a mesma metodologia de treinos feita com Gabriel Medina, inclusive a disciplina. Além de treinamentos diários e específicos em surf, eles contam com preparação física, natação, apneia, além de aulas de inglês, com a Wizard, e de tecnologia, em parceria com a Microsoft. Também recebem alimentação e têm retaguarda médica e odontológica.
O Circuito Medina/ASM 2017 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com a organização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e copatrocínio da Rip Curl. Conta com a colaboração da Pousada Tambayba, Balada Mix Maresias, Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes, Associação de Surf de São Sebastião e Federação Paulista de Surf.