Campo Grande (MS) – A medalha “Águia da Fronteira”, mais alta comenda concedida pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) a pessoas que contribuíram para o aperfeiçoamento da segurança pública e com a valorização do órgão, foi outorgada este ano a 30 autoridades civis e militares.
Entre os homenageados, está o assessor jurídico do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS) Marcelo Martins Cunha, lotado no Município de Dourados. Nos últimos anos, Marcelo atuou para a aproximação entre DOF e MPT, principalmente na repressão ao trabalho análogo ao de escravo, com êxito no resgate de trabalhadores. Somado a isso, o MPT/MS colaborou para o reaparelhamento do DOF e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), por meio da doação de equipamentos que possibilitem otimizar os serviços prestados à sociedade.
“Essa medalha simboliza a concretização de um dia especial como servidor do Ministério Público da União desde 2002, mas acima de tudo para o Ministério Público do Trabalho, pois a homenagem reconhece o que o órgão tem feito, notadamente por meio de destinações de recursos provenientes de ações judiciais e de Termos de Ajustamento de Conduta que visaram ao reaparelhamento dos órgãos de segurança pública do estado”, definiu Marcelo Cunha.
A solenidade de entrega da honraria aconteceu na terça-feira (6), no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), sendo presidida pelo governador Reinaldo Azambuja. Durante o evento, ele anunciou a construção da sede, orçada em R$ 5 milhões.
Segundo o governador, o resultado registrado pelo departamento, especialmente nos primeiros cinco anos, mostra a eficácia das ações. “Praticamente triplicaram as apreensões de drogas, armas e descaminho”, enfatizou Reinaldo Azambuja. Desde sua criação, o departamento contabiliza a apreensão de mais de 380 toneladas de drogas.
A outorga da medalha integra as comemorações dos 30 anos de existência do DOF, grupo responsável pelas maiores apreensões de entorpecentes realizadas no país. O departamento atua em 51 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com presença efetiva nos 730,8 quilômetros de fronteira seca – do total de 1.500 quilômetros de fronteira com o Paraguai e com a Bolívia – abrangendo, inclusive, extensa área rural.
Sobre o DOF
O modelo de Unidade Integrada de Policiamento implantado no DOF é considerado o primeiro no Brasil. Subordinado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o então Grupo de Operações de Fronteira (GOF) foi criado em 28 de maio de 1987, por meio da Resolução nº 119/87, com o objetivo de realizar o policiamento da região e combater crimes de narcotráfico, tráfico de armas, latrocínio, furto/roubo de veículos, de cargas, roubo/furto em propriedades rurais, golpe do seguro, entre outros.
Inicialmente, a sede do GOF era em Campo Grande, mas por conta da distância da área de atuação do grupo, em 1989 foi transferida para o Município de Dourados. Naquela ocasião, a missão do GOF era realizar o policiamento ostensivo itinerante na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Com a reestruturação da Sejusp no ano de 1996, a denominação GOF foi substituída por DOF. E, em maio de 1999, o departamento começou a atuar também na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia.
Integrada ao DOF está a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), criada em 28 de dezembro de 2006 por meio do Decreto Estadual nº 12.218.
A lista dos homenageados com a medalha “Águia da Fronteira” foi publicada em decreto assinado pelo governador na última segunda-feira (5). Confira, abaixo, a relação.
AUTORIDADES CIVIS E MILITARES: ORDEM NOME INSTITUIÇÃO/FUNÇÃO
1 Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho – General de Brigada/EB-Cmte da 4ª Bda C Mec/Dourados-MS
2 Délia Godoy Razuk – Prefeita Municipal/Dourados-MS
3 Fábio Edir dos Santos Costa – Reitor da UEMS
4 Marcelo Martins Cunha – Assessor Jurídico do Ministério Público do Trabalho/Dourados-MS
5 Evandro Souza Albertini – Contabilista do Escritório Contábil Cruzeiro do Sul/Dourados-MS
6 Melchíades Prado – Contabilista do Escritório Contábil Cruzeiro do Sul/Dourados-MS
7 Wisnton Ramão Albres Garcia – Delegado Adjunto de Polícia Civil/DEFRON/Dourados-MS
8 Paulo Roberto Radeke – Empresário/Dourados-MS
9 Elizabeth Rocha Salomão – Presidente da ACED/Dourados-MS
10 Ramão da Silva Pedrozo – Membro da S.A.L.V.E./Dourados-MS
11 Sonia Regina de Carvalho – Guarda Municipal/Dourados-MS
12 Gustavo dos Santos Sayão – Escrivão de Polícia Judiciária/DEFRON/Dourados-MS
13 Carlos Alberto Cesar Oliva – Proprietário da Fazenda Cuelhambi/Angélica-MS
14 Maria da Penha Almeida – Funcionária da Fazenda Cuelhambi/Angélica-MS
15 Waldemar Álvaro Gonçalves – Jornalista/Dourados-MS
16 Waldir Ribeiro Acosta Coronel QOPM – Comandante-Geral/PMMS
17 Valdecir Escalhar Coronel QOPM – Subcomandante-Geral da PMMS
18 André Luiz Saab – Coronel QOPM/PMMS
19 Paulo Marques Vaz – Tenente Coronel QOPM Conv/PMMS
20 Márcio Fernando de Almeida – Major EB/chefe de Operações do 10º Reg Cav Mec/Bela Vista-MS
21 Nay da Rosa – Capitão QOBM/SEJUSP
22 Marcos Gonçalves Cassiano – Cabo QPPM/PMMS
23 Robson Roberto Lopes Ramos – Capitão QOPM/DOF
24 Eduardo Garcia da Costa Marques – 1º Tenente QOPM/DOF
25 Ademir Basilio dos Santos Junior – Cabo QPPM/DOF
26 Fabíola Fatima das Chagas – Cabo QPPM/DOF
27 Alessandro Luiz Moraes – Cabo QPPM/DOF
28 Marcelo Bento Pereira – Cabo QPPM/DOF
29 Jailson Welington Valdez da Silva – Soldado QPPM/DOF
30 Carlos Madger de Souza Martins – Soldado QPPM/DOF
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul com colaboração dos portais Dourados News e Nova News
Fonte: MPT/MS