No mesmo momento em que o carro sai da concessionária e passa a rodar com o novo proprietário ocorre uma desvalorização instantânea em seu valor de revenda. Isso já sabemos! O que fica difícil é traçar uma média comum de desvalorização entre todos os modelos, pois alguns desvalorizam muito mais rápido do que outros.
Vamos a uma lista com os 10 carros “campeões em desvalorização”, considerando o período de um ano de uso:
1 – Em primeiríssimo lugar vem o Jac J6. O veículo da montadora chinesa desvaloriza em média em um ano de uso, nada menos do que 23.1%
2 – Em segundo lugar figura o Geely EC7. Não muito distante do primeiro, o EC7 da também chinesa Geely, tem uma depreciação em seu valor, de 21.8% em um ano
3 – Colado na segunda posição vem novamente mais um Jac, o J2, o qual faz os seus consumidores amargarem uma perda de 21.7% ao ano, se a intenção for trocar
4 – Com o quarto lugar já podemos ter uma ideia da marca campeã em desvalorização no mercado brasileiro de veículos: apresentamos o Jac J3 Turim e os seus 21.6% de prejuízo embarcado após um ano
5 – No quinto lugar vem a certeza sobre a marca que mais desvaloriza, onde figura o Jac J5 com a marca de 21.4%
6 – Em sexto lugar indicamos o imponente Citroën C4 Picasso. Belíssimo veículo, mas que desvaloriza uma média de 20.9% no primeiro ano de uso
7 – E seguindo com a família Jac: temos o Jac 3 no sétimo lugar, com 20.20% de desvalorização em um ano
8 – Em oitavo lugar apresentamos o Kia Optima, um belo carro da sul coreana Kia, diminuindo seu valor em 19.80% no período indicado
9 – Em nono lugar, embora muitos digam que o título não é merecido, temos o Nissan Altima, o veículo da japonesa Nissan perde em média 18.80% de seu valor de mercado
10 – Em décimo lugar, e que menos valor de revenda perde, está o Geely GC2, o compacto chinês desvaloriza em seu ano de uso 18.70%
Podemos concluir que os modelos das montadoras chinesas são os campeões em desvalorização, porém algumas variáveis devem sempre ser consideradas ao analisar tal fator, como por exemplo o comportamento do mercado com relação a design, ou eficácia em nossas vias, além de outras várias.