O Radiador do Automóvel é o equipamento que realiza a troca de calor entre o ar e alguma substância normalmente líquida. A passagem de ar no radiador tem como objetivo resfriar o calor do chamado líquido de arrefecimento, que serve também para tirar calor dos outros equipamentos. Os automóveis contam com ventoinhas, que fazem com que entre ar no sistema enquanto o veículo está em movimento.
Para ter melhor aproveitamento do funcionamento do sistema, recomenda-se que o veículo passe por revisões periódicas, principalmente no radiador. Em estações mais quentes, o sistema de refrigerador do motor, formado por um conjunto de peças como interruptor, válvula termostática e ventoinha, impulsionam mais força, havendo por consequência maior risco de superaquecimento do propulsor, podendo até fundir o motor.
Para evitar que o sistema apresente esses problemas é necessário verificar semanalmente o nível da mistura do radiador, faça isso de preferência com o motor frio. O proprietário deve ter cuidado, pois é necessário colocar água potável no radiador, o uso de qualquer tipo de água pode correr o risco de adicionar líquido contendo substâncias como chumbo ou outros minérios no radiador, a consequência é que pode oxidar a estrutura da motorização. O correto é utilizar no reservatório do radiador água e etilenoglicol, havendo mistura entre os dois. O etilenoglicol é um produto químico que tem como função aumentar o ponto de congelamento e de ebulição, previne a oxidação das peças do propulsor, essas peças são responsáveis por prevenir temperaturas e pressão muito altas.
O sistema de arrefecimento também necessita de manutenção, esses cuidados são necessários para que haja menos probabilidade de prejudicar o desempenho do motor. Seguindo com uma série de cuidados com o automóvel, as mangueiras e as bombas precisam estar em boas condições, no caso das mangueira é necessário ficar atento pois normalmente são as que apresentam problemas.
As luzes do painel do automóvel é que indicam quando alguma peça está apresentando defeito, alguns modelos não apresentam o marcador de temperatura no painel, é necessário observar a luz espia ou dependendo do veículo se o ponteiro encontra-se na faixa vermelha. Caso isso ocorra, leve imediatamente o automóvel em uma oficina de sua confiança.