São Paulo (SP) – O título do Gerry Weber Open é da dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot. Neste domingo (25), em Halle, na Alemanha, Melo e Kubot comemoraram a segunda conquista seguida em quadra de grama, vencendo os irmãos alemães Alexander Zverev e Mischa Zverev, por 2 sets a 1 (5/7, 6/3 e 10/8), após 1h25, na final do torneio ATP 500.
Este é o quarto título da dupla formada pelo mineiro Marcelo e o polonês Kubot nesta temporada – ganharam os ATP 1000 de Miami e Madri, o ATP 250 na Holanda e, agora, na Alemanha. Eles se consolidam como líderes no ATP Doubles Team Race to London, que define as oito melhores parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals. Melo, terceiro colocado no ranking mundial individual de duplas, conquistou em Halle o 26º título de sua carreira.
Cabeças de chave número um e favoritos na Alemanha, mais uma vez, como na semifinal, na sexta-feira (23), Melo e Kubot tiveram de virar o jogo para garantir a vitória e o título. O início da partida foi bastante equilibrado, com as duas duplas mantendo os seus serviços. No 11º game os alemães abriram 40/0 no saque de Kubot, que ainda reagiu e empatou em 40/40, mas não conseguiu evitar o break. Na sequência, Alexander e Mischa sacaram para marcar 7/5 e vencer a primeira série.
Melo e Kubot voltaram para o segundo set, colocando em quadra toda a concentração das partidas anteriores para buscar mais uma virada. Eles quebraram o serviço da dupla alemã no quarto game, abriram 3/1 e mantiveram o controle da série para fechar em 6/3.
No match tie break, que definiria o título em Halle, o começo foi equilibrado. E seguiu assim até o 6/6, quando Melo e Kubot mostraram, mais uma vez, muita confiança nos momentos decisivos. Marcaram 7/6 no saque alemão, abriram 9/6, com direito a três match points, e fecharam o jogo em 10/8.
“Estamos muito felizes com nosso desempenho na grama. São dois títulos seguidos. Conseguimos jogar muito bem em todas as adversidades, estando na frente, estando atrás, buscando jogo, em dois torneios diferentes. É muito difícil você manter o mesmo ritmo em dois torneios. E fizemos isso. Encontramos bem o caminho e agora é seguir firme para o principal objetivo que é Wimbledon. Estamos bem focados, com confiança lá em cima para poder fazer um bom resultado lá”, comemorou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Depois dos dois torneios como preparação – Ricoh Open e Gerry Weber Open – e dois títulos na grama, Melo e Kubot seguirão, agora, treinando, até a estreia em Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, que começa no dia 3 de julho, em Londres, na Inglaterra. Com os resultados, a dupla mostrou uma grande adaptação ao piso, com um jogo consistente, concentração e confiança.
Números superlativos na temporada e na carreira – Marcelo Melo ocupa o terceiro lugar no ranking mundial individual de duplas. Kubot é o oitavo do mundo. E juntos consolidam cada vez mais a liderança no ATP Doubles Team Race to London, que define as oito melhores parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals, somando 4160 pontos e abrindo agora 810 pontos à frente da dupla segunda colocada, Henri Kontinen (FIN) e John Peers (AUS), com 3350.
A dupla número 1 do mundo tem 28 vitórias na temporada, incluindo a 400ª da carreira de Melo, obtida na estreia em Roland Garros, e apenas 9 derrotas. Conquistaram os títulos de dois Masters 1000 – Miami e Madri –, o ATP 250 da Holanda e o ATP 500 da Alemanha. Na carreira, Melo tem 26 campeonatos. E também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).
Mais informações:
Site: www.melomarcelo.com
Fanpage: facebook.com/marcelomelo83
Instagram: @marcelomelo83