A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (27/07), a informação de que policiais da corporação, com o apoio da Polícia Militar, conseguiram apreender na Rodovia BR-163, nas proximidades do município de Mundo Novo, a 462 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, cinco galos, que provavelmente seriam utilizados em rinhas. Quatro pessoas foram detidas em flagrante.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, as apreensões dos galos e as prisões dos suspeitos aconteceram neste fim de semana, durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Boletim de Ocorrência (BO), os quais foram repassados à imprensa, policiais militares realizavam uma operação de rotina nas imediações do Posto da Receita Federal, que fica localizado na rodovia, em Mundo Novo, quando avistaram quatro veículos, e sinalizaram para que os condutores parassem os mesmos.
Foram parados na blitz um veículo modelo Volkswagen Golf, de placas ATA-2526, do município de Umuarama (PR), conduzido por A. S. S., de 37 anos; um veículo modelo Fiat Palio, de placas ANV-4169, do município de Mundo Novo (MS), conduzido por V. G. B., de 42 anos; um carro modelo Volkswagen Parati, de placas AAS-0147, da cidade de Cianorte (PR), dirigido por P. L. P., de 48 anos; e uma caminhonete modelo Ford F100, conduzida por L. G. S., de 27 anos.
Durante a abordagem, os policiais checaram os documentos dos condutores e os dos veículos e constataram que eles estavam aparentemente em ordem. No entanto, eles suspeitaram das atitudes dos motoristas, que se mostraram excessivamente nervosos.
Nos respectivos carros foram encontrados cinco galos com diversas lesões e mutilações, além de vários petrechos, tais como: 67 biqueiras, 90 esporas de plástico, 11 sacos para o transporte de animas, 1 frasco de antibiótico, 5 agulhas cirúrgicas, 3 agulhas de injeção, 2 seringas, 1 carretel de linha para sutura, 4 tesouras, e 6 gaiolas de madeiras.
Diante dos fatos apresentados, os policiais militares acionaram a PMA/MS e fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que constataram os maus-tratos aos animais.
Os suspeitos/infratores foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foram autuados por praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir e/ou mutilar animais silvestres, domésticos e/ou domesticados, nativos e/ou exóticos. Os galos foram entregues a Polícia Militar Ambiental.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS