Com uma frota de aproximadamente 600 mil veículos circulando pelas ruas de Campo Grande, alguns com pneus carecas, faróis danificados, sem luz de freio, além da documentação em desacordo com a legislação de trânsito vigente, a humanização do trânsito precisa da participação de todos.
Além dos problemas cima enumerados, o vereador Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB) constatou ainda que a cidade convive há anos com um problema que consiste no abandono de carros na periferia comprometendo o tráfego e ocasionando acidente.
De acordo com o parlamentar do Partido Socialista Brasileiro, “os veículos abandonados representam risco permanente para os moradores uma vez que são utilizados por viciados em drogas e assaltantes que agem a luz do dia ou à noite”, destacou preocupado o parlamentar.
Outra observação considerada pertinente pelo vereador diz respeito ao encaminhamento dos veículos apreendidos pela Guarda Civil Municipal e/ou Agente de Trânsito não mais para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas para um espaço da própria municipalidade.
Ainda conforme o vereador veterinário Francisco, a melhoria do trânsito passa obrigatoriamente por adoções de medidas relativamente simples, citando como exemplo o recolhimento dos veículos que estão abandonados nas ruas, além da apreensão dos que estão trafegando irregularmente, acrescentando que “os veículos que não forem procurados pelos donos seriam leiloados e a verba arrecada destinada para a assistência social”.