Airbus realiza primeiro voo de Helicóptero Autônomo

Modelo VSR700 foi feito em conjunto com a Guimbal Hélicoptères

A Airbus Helicópteros realizou o primeiro voo de testes do VSR700, seu helicóptero autônomo. O voo feito na semana passada demonstrou o futuro da tecnologia desenvolvida em conjunto com o fabricante de helicópteros francês Guimbal, que produziu originalmente o Cabri G2, helicóptero pequeno sobre o qual o VSR700 foi feito. A Airbus chama o aparelho de veículo opcionalmente pilotado (OPV), ou seja, ele pode abdicar por inteiro da figura do piloto. Contudo, um piloto estava a bordo só por segurança

VSR700 é o primeiro helicóptero autônomo feito pela AIrbus

O primeiro protótipo para certificação estará pronto em 2018 e não terá mais nenhum piloto a bordo. “Nós ficamos felizes de atingir esse marco apenas oito meses depois de começarmos a trabalhar no OPV”, comemorou Regis Antomarchi, chefe do programa VSR700 na empresa.

“Passar por essa primeira etapa com um piloto a bordo nos permitiu testar a integração entre os sistemas de controle da Airbus e o veículo e sua motorização”, afirmou Bruno Guimbal, presidente e CEO da Guimbal Helicópteros. Essa fase de voos de teste é focada em refinar o sistema de pilotagem automático, totalmente digital.

A Airbus apresentou recentemente um conceito de automóvel voador, sonho também compartilhado por outros fabricantes como a Toyota. Contudo, o projeto de um helicóptero leve e mais em conta pode ser a primeira chance de alguém ter um veículo urbano áreo sem piloto.

A capacidade máxima do VSR700 será de até 250 kg e a autonomia de voo chega a exceder dez horas. O objetivo é atingir custos de operação muito menores do que um helicóptero convencional, não apenas pelo fato do projeto ser feito sobre um aparelho já aprovado pelo uso civil, como também pelo fato de poder economizar em uma mão de obra extremamente cara e especializada.

O Cabri G2 também será econômico graças o uso de um motor a pistão movido a diesel, um Lycoming O-360 5.9 de146 cv. Pequeno e leve (700 kg), o helicóptero para dois ocupantes é concorrente do Robinson R-22. O Guimbal chega a até 185 km/h e tem velocidade de cruzeiro de 166 km/h.

Os voos de teste foram realizados com o suporte de uma fragata da marinha francesa. A força naval é a incentivadora maior do projeto: eles desejam um helicóptero embarcado totalmente autônomo para a realizações de missões de vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento. Para tal, o VSR700 terá sensores óticos e radar também marítimo.

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