Em banho maria no Brasil, o Fiat 500 acabou de receber uma nova série especial na Europa, criada em homenagem aos 60 anos do modelo. Batizada simplesmente como Anniversario, a série estará disponível em duas cores exclusivas, verde Riviera e laranja Sicília, e pode vir tanto na carroceria hatch quanto conversível – dotado de teto de lona deslizante. A gama de motores começa no 1.2 a gasolina de 69 cv, passa pelo 0.9 TwinAir (bicilíndrico) entre 85 cv e 105 cv e também há o 1.3 turbodiesel de 95 cv.
É uma charmosa homenagem ao carrinho lançado no dia 04 de julho de 1957. O visual retrô ao estilo do 500 original é reforçado não apenas pelas cores, como também pelas rodas de alumínio aro 16 que imitam as antigas rodas de metal pintadas de creme até nas calotinhas. Acabamento diamantado é opcional sem custo. Cromados nos retrovisores e capô complementam o jeito vintage do carrinho.
Por dentro, os bancos tem listras horizontais e cores contrastantes nas costuras, enquanto o painel replica a cor da carroceria. De série, há ar-condicionado digital, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento, além do pacote opcional Tech, que inclui mostrador digital de 7 polegadas no painel de instrumentos e a central multimídia Uconnect de sete polegadas, com Apple Car Play e Android Auto.
O 500 já teve inúmeras series especiais, incluindo edições feitas em conjunto com marcas de luxo como a grife de roupas Gucci e Diesel, como também com a fabricante de lanchas Riva. O valor do 500 Anniversario começa em R$ 61 mil – conversão direta, sem taxas. A geração atual do 500 já vendeu mais de dois milhões de unidades mundialmente. Pena que no mercado brasileiro o modelo trazido do México tenha sido relegado ao papel de coadjuvante, vitimado pelos aumentos do dólar. Nem sequer recebemos o facelift aplicado no Fiat 500 europeu.