Projeto de Lei com medidas restritivas de controle da ferrugem passa pela 1ª votação

Projeto de Lei é demanda do setor produtivo. – Foto: Divulgação

O PL (Projeto de Lei) 118/2017, que tem o objetivo de exercer maior controle sobre as medidas sanitárias para prevenção, controle e erradicação da Ferrugem Asiática da Soja, foi aprovado em primeira discussão nesta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o PL é uma evolução do controle fitossanitário. “A lei do vazio é fundamental para o controle e combate à ferrugem e outras doenças. O foco da lei é a ferrugem, mas ela controla uma série de outras doenças aliadas. A evolução desse controle, portanto, está em uma proibição do plantio de soja sobre soja, algo que outros estados produtores, como Mato Grosso e Paraná, já adotaram”, contextualiza o presidente.

Desta forma, o Projeto pretende proibir o plantio de soja na 1ª e 2ª safra de uma mesma lavoura, inibindo a proliferação de esporos da ferrugem asiática no ar.

“Mato Grosso do Sul, por demanda do próprio setor produtivo, está entendendo que isso é importante e está encaminhando esse Projeto de Lei que é fundamental para a sanidade e garantia da evolução da qualidade produtiva das nossas áreas de soja. É uma lei de responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da cultura da soja”, conclui Bortolotto.

Medidas sustentáveis

Uma vez que a manifestação de doença na lavoura é controlada com a aplicação de fungicidas, a criação de mecanismos de prevenção e proteção das plantas contra essas doenças diminui a utilização de agroquímicos, sendo o caminho mais sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social.

A proposta de PL foi elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em consonância com a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja) e a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado). Agora, o PL segue para análise das comissões de mérito, para então ser analisado em segunda votação. O projeto está disponível na íntegra no Sistema Legislativo, clicando aqui.

Com informações da Agência ALMS

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo