A cultura Maker, conhecida como “faça você mesmo”, voltou! O significado de “botar a mão na massa” tem atraído cada vez mais adeptos, seja para evitar o excesso de gastos ou como forma de terapia. Muitas pessoas voltaram a buscar soluções por conta própria, seja consertando produtos antigos ou até recriando novos espaços com pequenas reformas mais fáceis para se fazer em casa.
O retorno da cultura Maker hoje se traduz pelos hábitos dos mais jovens em pesquisar vídeos tutoriais no Youtube, e ver como fazer uma determinada tarefa, assim como os membros da geração Baby Boomers também buscarem esse tipo de informação porque já possuem o hábito de ‘pôr a mão na massa’ e fazer eles mesmos pequenos consertos. O curioso é a motivação para que cada geração tenha o mesmo comportamento, pois entre elas há um gap de duas gerações que não buscam soluções, optando pela contratação de profissionais especializados ou a compra direta e substituição de determinados produtos quebrados por novos.
Essa mudança no hábito da população se deve, em grande parte, da relação direta com a internet e através da colaboração promovida por ela através de centenas de tutoriais disponíveis no Youtube, e que facilitam o aprendizado de diversas atividades por pessoas não-especializadas. “Os vídeos ensinam as pessoas a aproveitarem o máximo de recursos que têm para fazer em casa, usando ferramentas básicas e produtos acessíveis financeiramente e de fácil aplicação, atividades que normalmente pagariam para serem feitas caso não tivessem acesso aos tutoriais”, explica Fabian Magalhães, CEO da rede de franquias Multicoisas.
O executivo explica que a empresa nasceu em 1984, quando essa cultura estava em alta. “A Multicoisas foi criada com esse conceito de autosserviço e ‘faça você mesmo’, exatamente para atender à procura por produtos que auxiliassem nos pequenos reparos domésticos”, diz. Com o renascimento dessa cultura, a rede viu a possibilidade de se aproximar, ainda mais, dos consumidores, promovendo a filosofia que faz parte do seu DNA nesses 33 anos de história e convidou o digital influencer, Iberê Thenório, para ilustrar uma campanha, em parceria com as marcas Black &Decker e 3M.
“Com a evolução da comunicação e com consumidores cada vez mais conectados, sentimos a necessidade de nos aproximar deles e o Iberê Thenório representa muito bem o nosso conceito”, explica Magalhães. O influencer é o criador do oitavo canal do Youtube mais assistido no Brasil, o Manual do Mundo, referência pelos conteúdos que incluem tutoriais e dicas para facilitar o dia a dia. “Temos o objetivo de lembrar ao público que é possível realizar pequenos reparos do cotidiano, como trocar uma resistência de um chuveiro ou acabar com o vazamento de uma torneira, e que, seja o que for que eles precisem para executar esses projetos, a Multicoisas tem”, finaliza.
E entre o público de maior audiência do Iberê Thenório, estão as pessoas mais jovens (entre 14 e 24 anos), mas também uma parcela de quarentões que gostam de fazer eles mesmos as atividades propostas, o que justifica esse retorno da cultura Maker.
Sobre a Multicoisas
A Multicoisas é uma rede de franquias com um conceito inovador. Reconhecida por oferecer, de forma criativa, soluções para o dia a dia das pessoas, a empresa possui uma surpreendente variedade de artigos. Em seu mix, composto por mais de quatro mil itens, estão disponíveis desde acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, ferramentas e organizadores até produtos eletrônicos e de informática. Os vendedores recebem treinamento completo e estão sempre preparados para solucionar todas as dúvidas dos clientes. Outro ponto positivo para os consumidores é que a rede possui lojas localizadas tanto em shopping centers como em pontos comerciais de rua, facilitando o acesso e a conveniência. Mais informações: www.multicoisas.com.br