Desde que se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surf, no final de 2014, Gabriel Medina tem se destacado, também, por atrair grandes marcas e empresas em sua trajetória. Ídolo do esporte, aglutinando fãs dos mais diversos públicos, o jovem talento das ondas teve nessa “arrancada” uma contribuição importante do empresário carioca Cesar Villares, que chegou para unir forças exatamente no dia 2 de julho de 2012, atuando nos ‘bastidores’.
A parceria em busca de patrocinadores tornou o surfista uma referência no mercado publicitário, levando-o a um patamar de ídolo nacional, além do surf. Os números comprovam isso. Só no Instagram, Gabriel Medina tem mais de 5,4 milhões de seguidores. Mais do que captar e gerir os patrocínios, Cesar também é um mentor em estratégias de marketing e acabou se tornando muito próximo da família com suas orientações, atuando ao lado do tio Jaime Medina.
“O Cesar foi e é uma pessoa importante. Conhece muito do esporte e sempre está pronto a ajudar, orientar. Sem dúvida, soma muito”, avalia o próprio Gabriel, que hoje cumpre bem essa função de ídolo, revertendo a sua projeção ao esporte, como a recente criação do Instituto Gabriel Medina, para ajudar novas gerações, pensando no próximo.
O início da parceria foi através da IMG. O trabalho segue hoje com a Go4it, que Cesar comanda desde outubro de 2015. “Foram inúmeras conquistas. O Gabriel tem uma combinação de talentos diferenciada: altíssimo rendimento, criatividade, perseverança, obstinação e um carisma nato, que fazem dele o grande ídolo que se tornou”, comenta Cesar.
“Ele marcou a história do esporte brasileiro com a conquista do primeiro título mundial e desde então o surf decolou como uma grande potência e alavancou a indústria inteira. O Gabriel tem sido um case muito importante para o esporte Brasileiro na área de atletas, marcas, família, marketing em geral e principalmente todo profissionalismo que tem sido o sucesso da parceria”, ressalta.
Cesar considera uma grande conquista trazer marcas de fora do ambiente do surf como Guaraná Antarctica (primeiro comercial em canal aberto junto com Neymar), Oi – grande patrocinadora do surf no Brasil, Coppertone, entre outras. “Se analisar bem, verá que o Gabriel estabelece relação de longo prazo com seus parceiros. Sempre priorizamos, cultivamos e valorizamos a construção de parcerias sólidas”, diz o empresário.
“Comecei um trabalho forte de conectá-lo com grandes atletas e celebridades como Neymar, Vitor Belfort, Guga, Luciano Huck, entre outros, com o intuito dele também aprender e ver como esses grandes atletas/celebridades cuidam da sua imagem. Outra parceria importante costurada com a Globo, acreditando no surfe e construindo projetos como o Mundo Medina no Canal Off”, conta.
Também destaca outras iniciativas, como o livro seguido do título mundial com intuito de mostrar quem era aquele jovem surfista que estava conquistando o mundo, a criação do Instituto Gabriel Medina e todo o planejamento e estratégia para realizar esse projeto incrível que a família sempre sonhou. “Temos a criação de logomarca pelo premiadíssimo publicitário Marcello Serpa, o filmmaker Henrique Daniel registrando todos os momentos mundo a fora, a assessoria de imprensa conduzida pelo Fábio Maradei, a preparação física comandada pelo Allan Menache e o Dr. Marcelo Baboghluain responsável médico”, evidencia.
“Enfim, uma equipe completa sempre atenta e todos extremamente zelosos com a imagem, carreira e saúde do Gabriel. O tio, Jaime Medina, sempre foi muito importante e hoje cuida de todo o entorno do Gabriel. O Charles, focado em resultados e liderando a equipe, a mãe Simone, hoje presidente do Instituto, uma família que vibra, sofre, mas está sempre preocupada em deixar um grande legado e manter o Gabriel focado somente nas competições. Existe todo um aparato de gente muito competente apoiando o Gabriel a ir cada vez mais longe”, complementa.
Carreira começou nos EUA e sempre foi ligada ao esporte
Antes de trabalhar com Gabriel Medina no Brasil, Cesar Villares construiu uma carreira sólida no exterior, sempre ligada a atletas. A paixão pelo esporte começou cedo. Se formou nos Estados Unidos pela Concordia University, na Califórnia, com 95% de bolsa jogando tênis. Terminando a universidade, trabalhou por quatro anos no grupo Lagardere, entre escritórios de Miami e Washington, até voltar para o Brasil, para vivenciar a agenda dos megaeventos como Copa das Confederações, Copa do Mundo.
“Nos Estados Unidos, um dos meus mentores foi empresário do Michael Jordan, Andy Roddick, entre outros grandes atletas, em um mercado veloz e altamente profissional”, argumenta.
Em 2012 passou a atuar na IMG, sendo responsável pela divisão de atletas e atuando na frente comercial de eventos da empresa. Gabriel foi o primeiro contratado. “Foi o grande case de sucesso da empresa nessa divisão. Quando conheci o Gabriel senti uma vontade e sonho grande, um olhar e atitude meio entre Guga e Senna. Meu feeling era que esse cara seria um ídolo mundial”, recorda.
Em outubro de 2015 criou a Go4it, com o sócio Marc Lemann. “Somos uma empresa que investe globalmente em ativos e tecnologia do esporte, em busca de um mundo mais ativo”, comenta Cesar. Baseada no Brasil, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, também atua localmente como uma agência de esportes. Na área de investimentos realizou algumas aquisições importantes como a Laver Cup, evento de tênis realizado em Praga, em setembro deste ano, em sociedade com Roger Federer e Team8.
Também tem o Strava a maior rede social de atletas no mundo, com milhões de usuários; a Keemotion, um sistema de produção e conteúdo de vídeo HD, que está revolucionando a maneira como as pessoas ensinam, aprendem, engajam e monetizam com os esportes; a TAPPP, que busca revolucionar a forma como as pessoas consomem conteúdo digital; a Greenfly, que facilita a distribuição e captação de conteúdo numa plataforma que reúne a sua rede de parceiros; a Cursor eSports agência do segmento no Brasil, entre outras empresas.
“No Brasil, na área de atletas que tem o Gabriel, como um grande destaque, trabalhamos com outros grandes nomes como Thiago Silva, Felipe Nasr, Daniel Dias e Leticia Bufoni. Trabalhamos, ainda, com outros grandes ícones do esporte, como o Neymar e Guga, desenvolvendo e fechando parcerias com marcas de prestígio como Bayer, Lacoste, Beats, entre outras”, revela.
Ele também lembra que a Go4it também é a agência contratada do Snapchat para esportes e a agência oficial da WSL em comercialização, além de ligas como UFC e o Flamengo, onde garantiu parceiros como o Uber. “O sonho é grande em elevar a empresa globalmente, crescer solido, com credibilidade, e acompanhar o Gabriel ganhando muitos títulos mundiais para o Brasil”, conclui.
Com uma grande vivência no mundo esporte, define bem quem é Gabriel Medina: “É um daqueles talentos natos do esporte. Um atleta totalmente fora de série, que veio com um dom e uma vontade de conquistar dos grandes campeões. Mas além disso, é um jovem tranquilão, cheio de sonhos, que gosta de se divertir, tem um carinho especial pela sua família, ama o seu esporte, e quer sempre levar a bandeira do Brasil, com muito orgulho pelo mundo. Está construindo sua história, aprendendo muito, e tenho certeza que ainda vai dar grandes alegrias e continuar sendo uma referência global no esporte”, completa.