Um supermercado de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, foi autuado e multado na última terça-feira (11/07) pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), por comercializar produtos com data de validade vencida e por praticar preços diferenciados para o mesmo produto, caracterizando dessa forma propaganda enganosa.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Procon/MS, ao todo foram apreendidos 100 produtos com data de validade vencida. Outros sete produtos estavam com preços diferentes dos indicados na placa anexada as gôndolas/prateleiras.
O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, disse que os consumidores devem ficar alertas, verificando as datas de validade dos produtos e, sobretudo, os preços praticados pelos estabelecimentos comerciais e os indicados nas etiquetas, placas e folhetos de oferta.
Neste supermercado a maioria dos produtos com data de validade vencida, ou seja, impróprios para consumo humano, eram peças de salame defumado e leites em caixa.
No entanto, eles também encontraram e apreenderam massa folhada, chocolate em pó, mistura para bolo, molho de salada, linguiças de frango, lombo suíno, filezinho suíno e carne fresca.
Outros produtos foram encontrados sem a data de validade especificada na embalagem. Outras mercadorias com aparência deteriorada e com embalagens danificadas foram encontradas e apreendidas.
Toda a mercadoria apreendida foi descartada no próprio estabelecimento comercial, na presença dos fiscais do Procon/MS.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon/MS