No próximo dia 31 de julho iniciam-se as aulas do primeiro curso técnico em Farmácia, ministrado no Centro de Educação Profissional em BioCiências – CEPBio. A instituição agrega mais um projeto de implantação do Biopark, Parque Científico e Tecnológico de Biociências.
O CEPBio apresenta-se como alternativa educacional pela exigência de soluções na área da saúde, qualificando profissionais que atendam as tendências da indústria, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos de Toledo e região. O sistema de ensino técnico utilizado no CEPBio tem origens no modelo alemão, onde há forte relação entre a teoria e prática além de profunda imersão no ambiente de trabalho.
O processo de construção do projeto pedagógico foi acompanhado pelo Núcleo Regional de Educação da cidade de Toledo e apoiado pela Secretaria Estadual de Educação assegurando a certificação dos profissionais formados tendo como características principais:
- Habilitação profissional: Técnico em Farmácia;
- Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde;
- Carga horária: 1200 horas + 120 horas de estágio supervisionado;
- Regime de matrícula: Semestral;
- Requisitos de acesso: portadores de certificado de conclusão do ensino médio;
- Modalidade de oferta: subsequente ao ensino médio, presencial;
- Número de vagas: 30 vagas
- Investimento mensal: R$ 100,00
“O CEPBio terá como diferencial o investimento no potencial inovador do aluno, possibilitando a ampliação do conhecimento em diversas áreas da indústria farmacêutica englobando desde os processos principais de fabricação, bem como as áreas que envolvem a cadeia farmacêutica como desenvolvimento de embalagens até os estudos de bioequivalência”, afirma Rubia Porsch, gerente geral do Biopark.
O CEPBio tem como objetivo principal formar profissionais diferenciados e socialmente responsáveis, construir o conhecimento e promover o desenvolvimento tecnológico e científico, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. “Iniciaremos as atividades com o curso especializado em Farmácia, mas nosso planejamento estratégico contempla mais cursos técnicos e a criação de uma universidade”, completa Rubia.
O profissional técnico em Farmácia estará apto, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a realizar operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição técnica e na preparação da manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Esse profissional executará as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atenderá também as prescrições médicas dos medicamentos. Ele apreenderá como utilizar técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.
Serviços:
CEPBio – Centro de Educação Profissional em BioCiências
Local: Av. Egydio Geronymo Muranetoo, S/N, KM 3 César Park
Telefone: (45) 2103-5822